VÔLEI

Vôlei: a levantadora de time mineiro que fez nove pontos em jogo do Brasil na Universíade

Promessa do vôlei nacional, levantadora campeã da Superliga fez quantia expressiva de pontos em jogo do Brasil nos Jogos Mundiais Universitários

Compartilhe
google-news-logo

Não é todo dia que se vê uma levantadora pontuar nove vezes em uma partida de vôlei. A posição tem como característica principal dar as assistências para os pontos das atacantes. Mas, nesta quinta-feira (17/7), Kenya Malachias atingiu a façanha durante a vitória por 3 sets a 1 da Seleção Brasileira de Novos (Sub-26) sobre a Espanha, nos Jogos Mundiais Universitários, conhecidos como “Universíade”.

Kenyaé uma jogadora alta para a posição em que atua. Com 1,86m, a paulistana tem estatura maior até do que a de algumas centrais – Carolana, icônica meio-de-rede da Seleção Brasileira e titular absoluta nas últimas Olimpíadas, tem 1,83m, por exemplo.

E justamente pela sua altura privilegiada, a jogadora de 24 anos é bastante explorada nas composições de bloqueio e costuma se destacar no fundamento. Foi nele que ela construiu grande parte da expressiva pontuação de hoje: ela fez cinco tentos por meio de “tocos”.

O número fez de Kenya a melhor bloqueadora da partida, ao lado da central Lanna. Além disso, ela foi a melhor sacadora do jogo, com três aces.

A levantadora ainda fez um ponto de ataque e protagonizou 12 defesas ao longo da partida.

Kenya é principal reforço de time mineiro para 2025/2026

Campeã da Superliga, da Copa Brasil e do Campeonato Paulista pelo Osasco na última temporada, Kenya decidiu deixar o clube paulista para reforçar o Mackenzie, tradicional equipe de Minas Gerais, em 2025/2026.

Considerada uma das levantadoras mais promissoras do vôlei brasileiro há anos, a jogadora fez essa escolha visando ter mais minutos como titular. Em São Paulo, ela era reserva de Giovana – e, em 2025/2026, mesmo com a saída de Giovana para o Flamengo, a paulistana provavelmente seria a suplente da estadunidense Jenna Gray, ex-Minas. Mas, em Belo Horizonte, será titular absoluta e peça-chave do time do Bairro Santo Antônio, na Região Centro-Sul da capital mineira.

Técnico da Seleção Brasileira principal, José Roberto Guimarães já sinalizou que observa o desenvolvimento de Kenya. Isso porque ele inscreveu a levantadora para a atual edição da Liga das Nações e a próxima do Mundial – ela, no entanto, não foi convocada em nenhum momento.

Compartilhe
google-news-logo