Não é todo dia que se vê uma levantadora pontuar nove vezes em uma partida de vôlei. A posição tem como característica principal dar as assistências para os pontos das atacantes. Mas, nesta quinta-feira (17/7), Kenya Malachias atingiu a façanha durante a vitória por 3 sets a 1 da Seleção Brasileira de Novos (Sub-26) sobre a Espanha, nos Jogos Mundiais Universitários, conhecidos como “Universíade”.
Kenyaé uma jogadora alta para a posição em que atua. Com 1,86m, a paulistana tem estatura maior até do que a de algumas centrais – Carolana, icônica meio-de-rede da Seleção Brasileira e titular absoluta nas últimas Olimpíadas, tem 1,83m, por exemplo.
E justamente pela sua altura privilegiada, a jogadora de 24 anos é bastante explorada nas composições de bloqueio e costuma se destacar no fundamento. Foi nele que ela construiu grande parte da expressiva pontuação de hoje: ela fez cinco tentos por meio de “tocos”.
O número fez de Kenya a melhor bloqueadora da partida, ao lado da central Lanna. Além disso, ela foi a melhor sacadora do jogo, com três aces.
A levantadora ainda fez um ponto de ataque e protagonizou 12 defesas ao longo da partida.
Kenya é principal reforço de time mineiro para 2025/2026
Campeã da Superliga, da Copa Brasil e do Campeonato Paulista pelo Osasco na última temporada, Kenya decidiu deixar o clube paulista para reforçar o Mackenzie, tradicional equipe de Minas Gerais, em 2025/2026.
Considerada uma das levantadoras mais promissoras do vôlei brasileiro há anos, a jogadora fez essa escolha visando ter mais minutos como titular. Em São Paulo, ela era reserva de Giovana – e, em 2025/2026, mesmo com a saída de Giovana para o Flamengo, a paulistana provavelmente seria a suplente da estadunidense Jenna Gray, ex-Minas. Mas, em Belo Horizonte, será titular absoluta e peça-chave do time do Bairro Santo Antônio, na Região Centro-Sul da capital mineira.
Técnico da Seleção Brasileira principal, José Roberto Guimarães já sinalizou que observa o desenvolvimento de Kenya. Isso porque ele inscreveu a levantadora para a atual edição da Liga das Nações e a próxima do Mundial – ela, no entanto, não foi convocada em nenhum momento.