VÔLEI

Biografia de Bruninho tem prefácio de Neymar, ‘sombras’ dos pais e missão além do vôlei

Campeão olímpico na Rio 2016, Bruninho falou sobre a biografia "Entre sombras e vitórias", que será lançada nesta quarta (6/8)

Trinta e nove anos. Campeão de todas as competições disputadas na carreira. E, agora, autor de um livro. O levantador Bruninho produziu a biografia “Entre sombras e vitórias” que será lançada nesta quarta-feira (6/8) no Rio de Janeiro. De forma exclusiva ao No Ataque, o campeão olímpico dos Jogos do Rio de Janeiro 2016 falou sobre o livro que passa por momentos da carreira e as “sombras” dos pais Bernardinho e Vera Mossa, além de ter prefácio de Neymar e Gabriel Medina e uma missão além do vôlei.

A produção foi feita por Bruninho junto dos jornalistas italianos Davide Romani e Gian Paolo Maini, tanto que o nome original da biografia é ‘Dal buio all’oro’. No Brasil, o livro “Entre sombras e vitórias” tem 208 páginas e 14x21cm de dimensão, é distribuído pela editora Sextante e está disponível nas principais livrarias pelo preço de R$ 49,90, enquanto a versão e-book custa R$ 29,99. Os lançamentos serão feitos no Rio de Janeiro nesta quarta-feira (6/8) e em São Paulo, Florianópolis e Campinas em 13, 20 e 27 de agosto, respectivamente.

Explicação do nome “Entre sombras e vitórias” por Bruninho

Um dos pontos do livro “Entre sombras e vitórias” que chama a atenção é justamente o nome. Ao ser perguntado pelo No Ataque sobre o tema, o levantador Bruninho revelou que foi uma decisão com outros autores. Eles buscaram vários títulos até chegar a essa decisão, mas existe uma diferença entre a frase no italiano e no português.

Na Itália, onde Bruninho atuou – entre idas e vindas – por 13 anos, o nome é “Dal buio all’oro“, que significa “Da escuridão ao ouro”. Já na tradução para o português, a obra conta com “vitórias” como a parte positiva, enquanto o uso de “sombras” foi destacada pelo levantador. Na exclusiva ao No Ataque, ele traçou o paralelo com o que foi acarretado por ser filho de Bernardinho e Vera Mossa, ícones do vôlei brasileiro.

“Na Itália, é ‘Dal buio all’oro’, que seria da escuridão ao ouro. E aí fomos buscando sinônimos daquilo que o livro mostra. E acho que ‘das sombras’ ficou ainda mais interessante, porque não é só das sombras em relação à escuridão. No livro, ‘o buio’ fala mais ou menos de um buraco, digamos, do pós-Londres, que é um momento muito difícil, que eu me senti no fundo do poço. Mas as sombras tem por ter vivido nas sombras dos meus pais, por terem sido atletas e referências. Então, é um nome que faz sentido para o livro aqui no Brasil”

Bruninho, levantador brasileiro

Essa situação após a medalha de prata em Londres 2012 é um dos pontos centrais da obra. Logo, na segunda Olimpíada da carreira, Bruninho “bateu na trave” e ficou, novamente, no segundo lugar – havia sido prata em Pequim 2008, na estreia pela Seleção em Jogos. Até por isso, o capítulo 5 é chamado de “a cicatriz”, enquanto, na sequência, a segunda parte do livro tem início rumo à conquista no Rio de Janeiro em 2016.

Bruninho foi convencido a produzir biografia, que tem missão além do vôlei

O curioso é que Bruninho ainda está em atividade. Embora tenha se aposentado da Seleção Brasileira e deixado a Itália – que é a elite do vôlei -, o levantador segue em alto nível na Superliga Masculina, tanto que liderou o Campinas até o vice-campeonato em 2024/25, primeira temporada após o retorno. Então, por que resolveu fazer uma biografia? Ao No Ataque, ele respondeu que foi convencido pelos amigos jornalistas.

“Foi um convencimento dos dois co-autores que são dois jornalistas, um é o Davide Romani, que trabalha na Gazeta dello Sport lá na Itália, e o Gian Paolo Maini, que é um grande amigo e foi assessor de imprensa em Modena durante muitos anos. Na Itália, é muito mais normal biografias de atletas ou de pessoas que tiveram sucesso. Aí eles tentaram, através da nossa amizade, me convencer de enquanto eu estivesse jogando ainda conseguir fazer um livro falando um pouco sobre a minha história”, disse Bruninho.

Na sequência, Bruninho ressaltou que as biografias dos tenistas André Agassi e Rafael Nadal foram importantes inspirações, já que os atletas se expuseram, e o levantador tentou agir da mesma forma. A ideia do jogador de vôlei é que a trajetória até alcançar o feito de conquistar todos os títulos possíveis – a nível de clubes e seleções – pode ajudar outras pessoas.

“Sempre fui muito cético assim porque, para um livro, você tem que estar pronto e muito seguro daquilo que você vai passar. E nunca foi a minha ideia mostrar as vitórias ou os títulos. Mas algumas biografias me tocaram muito, como as de Agassi e Nadal, que eu vejo que os caras foram realmente muito corajosos de exporem as vulnerabilidades deles. Foi isso que eu tentei passar no livro: falar sobre o processo, daquilo que eu senti durante todos esses anos, em relação, principalmente, à saúde mental”, disse Bruninho, que completou.

“De alguma maneira, eles me convenceram que era importante eu conseguir passar isso, principalmente, para jovens, seja atletas, que sonham um dia em serem atletas profissionais, ou pessoas mesmo, que de inúmeras outras profissões. Sabe que o esporte pode fazer paralelos com todas as profissões, porque, no fim das contas, a nossa vida ela é feita de altos e baixos, assim como no esporte”

Bruninho, dono de três medalhas olímpicas

E é justamente nessa possibilidade de inspirar até mesmo quem não é atleta que Bruninho vê que a missão da biografia vai além do vôlei. “A missão desse livro é realmente essa: de alguma maneira, passar através da minha história certas mensagens que possam tocar inspirar as pessoas. Então, eu aceitei, porque eu senti que tinham coisas na minha história que poderiam realmente fazer sentido para as pessoas”, concluiu.

Nos próximos dias, fique atento ao No Ataque para conferir mais matérias da entrevista exclusiva com o Bruninho!

Sinopse de “Entre sombras e vitórias” e prefácios de Neymar e Medina

Com relatos de partidas conquistadas ponto a ponto e lições aprendidas às custas de muito trabalho, este é um retrato íntimo do homem por trás do atleta e da jornada de autoconhecimento que fez de Bruno Mossa de Rezende um grande campeão – no esporte e na vida.

Neste livro, ele revela os bastidores de uma carreira marcada por conquistas extraordinárias, mas também por derrotas amargas e batalhas pessoais. 

Numa narrativa franca e comovente, ele nos conduz pelos momentos mais sombrios de sua história – como ser recebido sob vaias no Pan-americano de 2007, no Rio, e perder o ouro nas Olimpíadas de Londres, em 2012 – e pelo caminho que trilhou até recuperar o equilíbrio e descobrir o verdadeiro significado da vitória.

Bruno Mossa de Rezende nasceu com o esporte no sangue. Filho de dois ícones do vôlei nacional, Bernardinho e Vera Mossa, “Bruninho” cresceu diante dos olhos dos brasileiros e se tornou um dos levantadores mais respeitados do mundo. 

Mas a vida de um atleta de alto desempenho é cheia de altos e baixos. Entre medalhas olímpicas e títulos mundiais, havia também noites insones, crises de ansiedade, insegurança e um desejo obsessivo de alcançar a perfeição. 

“As experiências que Bruno acumulou na vida, dentro e fora da quadra, como atleta e como grande Amigo – assim mesmo, com A maiúsculo –, tornam este livro belo, rico e intenso, capaz de ser lido de um fôlego só.” – Neymar Jr

“Você é uma pessoa fantástica e sua carreira deveria servir de inspiração para todos os brasileiros, como é para mim. Espero que com este relato da sua vida você consiga abrir um espaço no coração de muitas pessoas que se identificam com o esporte e que buscam uma referência importante em seus campeões. Você é essa referência para nós, brasileiros, e para tantos apaixonados pelo vôlei espalhados pelo mundo.” – Gabriel Medina

Compartilhe
Sair da versão mobile