A Federação Internacional de Vôlei (FIVB) anunciou, nesta quarta-feira (6/8), as duas seleções que garantiram vaga na próxima edição da Liga das Nações de Vôlei (VNL) masculina e feminina.
VNL Masculina
Na VNL masculina, a Bélgica assumirá a vaga da Holanda. A seleção holandesa foi rebaixada por ter a pior campanha no torneio deste ano, com apenas uma vitória e cinco pontos.
A Bélgica conquistou a vaga por ser a equipe melhor ranqueada no ranking da FIVB entre as que não participaram da última VNL. Conhecidos como os “Dragões Vermelhos”, eles ocupam a 17ª posição mundial, com 183,24 pontos.
VNL Feminina
Já na VNL feminina, a Ucrânia ocupará o lugar da Coreia do Sul na próxima competição. A seleção coreana terminou na última posição do torneio, com uma vitória e cinco pontos.
A Ucrânia garantiu a vaga ao alcançar a 15ª posição no ranking da FIVB, com 192,10 pontos, superando Porto Rico (190,09) e Argentina (189,05) em uma disputa acirrada.
🚨 NEW TEAMS INCOMING! 🇧🇪🇺🇦#VNL2026 is set to welcome Belgium and Ukraine to the court! 🏐🔥
— Volleyball World (@volleyballworld) August 6, 2025
🇧🇪 Belgium will make their men’s VNL debut, taking over the spot vacated by the Netherlands. With this, both their national teams are now in the big league!
🇺🇦 Ukraine clinches a… pic.twitter.com/IwqlUleQDO