A Federação Internacional de Voleibol (FIVB) anunciou, nesta terça-feira (12/8), a exclusão da Seleção do Vietnã do Campeonato Mundial Feminino Sub-21. O motivo informado foi a escalação de uma jogadora “inelegível” – não citada nominalmente – após investigação da entidade, infringindo o Artigo 12.2 do Regulamento Disciplinar de 2023.
A decisão foi comunicada horas depois de o site Volley Trails, que acompanha in loco o campeonato na Indonésia, reportar que as jogadoras Dang Thi Hong e Nguyen Phuong Quynh foram exigidas pela FIVB a fazer testes de gene SRY para identificar uma suposta presença do cromosssomo Y.
Em nota oficial, a entidade não mencionou a questão e se ateve apenas ao fato de que uma das jogadoras do Vietnã estava “inelegível” por não atender o regulamento. A atleta, contudo, não foi citada nominalmente.
A seleção asiática estava classificada para as oitavas de final do Mundial, com 12 pontos conquistados e a vice-liderança do Grupo A. Com a punição, a equipe foi considerada perdedora de todos os jogos em que a jogadora entrou em quadra e terminou na lanterna da chave, com apenas três pontos.
A FIVB não descarta que punições adicionais sejam feitas à Federação do Vietnã. A seleção principal do país está classificada para o Mundial Feminino, que será disputado na Tailândia entre 22 de agosto e 7 de setembro.
Leia a nota completa da FIVB
“Devido às preocupações de que a Federação de Voleibol do Vietnã escalou uma jogadora inelegível no time Sub-21 do Campeonato Mundial Feminino em 2025, na Indonésia, a FIVB conduziu uma investigação alinhada com seu regulamento.
A investigação concluiu que a jogadora em questão estava inelegível de acordo com o Artigo 12.2 do Regulamento Disciplinar da FIVB de 2023.
Como resultado, de acordo com os Artigos 13.5.2 do Regulamento do Evento e 14.4 do Regulamento Disciplinar, a Subcomitssão do Painel Disciplinar decidiu que as partidas da Seleção do Vietnã em que a jogadora participou foram perdidas e a jogadora está desqualificada do Evento com efeito imediato.
Segundo o Artigo 12.4 do Regulamento Disciplinar e considerando as circunstâncias do caso, a Subcomissão do Painel Disciplinar da FIVB vai encaminhar o processo ao Painel Disciplinar da FIVB para avaliação adicional quanto a possíveis sanções que se estendam além do Evento. Nessa fase, a Federação de Voleibol do Vietnã e a jogadora serão convidados a apresentar suas posições por escrito.
A FIVB não fará mais comentários sobre este assunto enquanto o processo estiver em andamento.”