Em “revanche” da semifinal da Liga das Nações Masculina de Vôlei, a VNL, o Brasil atropelou a Polônia na segunda rodada do torneio de amistosos Memorial Wagner, em Cracóvia, na Polônia, neste sábado. A Seleção Brasileira de Bernardinho derrotou os europeus por 3 sets a 0 (25/23. 25/20 e 25/23).
O triunfo fez o time verde-amarelo se recuperar na competição quadrangular. Na estreia, havia perdido por 3 sets a 0 para a arquirrival Argentina.
A última partida oficial do Brasil foi justamente contra a Polônia. As seleções se enfrentaram na semifinal da VNL, em Ningbo Beilun, na China, com vitória por sets seguidos dos europeus, que se sagrariam bicampeões consecutivos do torneio ao derrotar a Itália pelo mesmo placar na final.
O oposto Darlan foi o maior pontuador da partida, com 19 pontos. O segundo maior pontuador também foi brasileiro – o ponteiro Arthur Bento, ex-Minas, teve 14 bolas no chão.
Bernardinho aproveitou a partida para testar diversos jogadores. Tanto que Arthur Bento e o central Matheus Pinta – reservas ao longo da VNL – iniciaram a partida como titulares nas posições que “idealmente” seriam ocupadas por Honorato e Flávio.
O Brasil entrrou em quadra com Judson, Matheus Pinta, Arthur Bento, Lukas Bergmann, Darlan, Matheus Brasília (que substitui o titular absoluto Cachopa, lesionado) e Maique. Ao longo da partida, o ponteiro Honorato e o oposto Chizoba entraram.
Já a Polônia de Nikola Grbic foi escalada com Firlej, Sasak, Semeniuk, Szalpuk, ochanowski, Nowak e Granieczny. Estrelas da equipe, os ponteiros Leon e Fornal entraram durante a partida, além de Kurek e Komenda.
Brasil é bicampeão do torneio
O Torneio Memorial Wagner é disputado desde 2003 e homenageia o lendário técnico Hubert Wagner, campeão olímpico em Montreal 1976 e campeão mundial em 1974, no México, com a Seleção Polonesa.
A Seleção Brasileira ganhou o torneio amistoso nas duas oportunidades em que disputou, em 2010 e 2019.
Brasil no Mundial
O Brasil está no Grupo H do Mundial Masculino de Vôlei, que será disputado nas Filipinas. China, República Tcheca e Sérvia completam a chave.
As duas melhores ao fim das três rodadas se classificam para as oitavas de final.
Tabela do Brasil no Mundial
- Brasil x China – 14/9, às 10h (de Brasília), na Mall of Asia Arena, em Pasay, nas Filipinas
- Brasil x República Tcheca – 15/9, às 23h (de Brasília), na Mall of Asia Arena, em Pasay, nas Filipinas
- Brasil x Sérvia – 17/9, às 23h (de Brasília), na Mall of Asia Arena, em Pasay, nas Filipinas