VÔLEI DE PRAIA

Campeão olímpico reage à morte do primo, lenda do vôlei de praia: ‘Meu herói’

Campeão olímpico do vôlei de praia publicou mensagem emocionante de despedida ao primo, ícone da modalidade

Compartilhe
google-news-logo

Campeão olímpico do vôlei de praia em Atenas 2004, Ricardo lamentou a morte do primo Paulo Roberto Moreira da Costa, o Paulão, vítima de infarto nesta terça-feira (2/9), aos 59 anos.

Precursor da modalidade onde o primo mais novo faria história em Jogos Olímpicos, Paulão foi o primeiro campeão do Circuito Brasileiro, disputado em 1991, ao lado de Paulo Emílio. Em 1996, os dois sagraram-se bicampeões da competição.

A emocionante declaração de Ricardo sobre o primo

“Hoje me despeço do meu primo, meu ídolo, meu herói. Foi ele quem me mostrou o caminho, quem me incentivou e despertou em mim o amor pelo vôlei de praia. A referência da nossa família no esporte, o exemplo que me guiou e que sempre carregarei no coração.

Ricardo

Ele se foi, mas deixa uma história linda, que jamais será apagada. E eu sou parte dessa história, fruto da inspiração e da força que ele me transmitiu.

Obrigado por tudo que representou para mim, para nossa famúilia e para o vôlei. Sua presença será eterna naquilo que construímos e naquilo que ainda vamos levar adiante. Descanse em paz. Te amarei eternamente.”

Carreira de Paulão

Além de bicampeão brasileiro ao lado de Emílio, Paulão também foi medalhista de prata no Circuito Mundial de 1992/93 e medalhista de bronze no primeiro Campeonato Mundial de vôlei de praia, em 1997.

Aposentado, Paulão ocupava o cargo de técnico da Seleção de vôlei de praia do Chile. Ele esteve presente nos Jogos Olímpicos de Londres 2012, Rio 2016 e Tóquio 2020 (disputados em 2021) como treinador.

Em 2014, como treinador da dupla Paolo Nicolai e Daniele Lupo, o baiano de Salvador levou a Itália à primeira medalha de ouro no Campeonato Europeu de vôlei de praia.

Carreira de Ricardo

Também baiano de Salvador, mas criado em João Pessoa, na Paraíba, Ricardo Santos foi campeão olímpico ao lado de Zé Marco em Atenas 2004. A dupla também venceu a medalha de prata nos Jogos de Sydney 2000 e a medalha de bronze em Pequim 2008′.

Ricardo também colecionou títulos do Circuito Brasileiro e do Campeonato Mundial. Aposentado desde o ano passado, o nordestino tem trilhado os passos do primo e tornou-se técnico de vôlei de praia.

Compartilhe
google-news-logo