VÔLEI DE PRAIA

Ícone do vôlei de praia brasileiro, Paulão sofre infarto e morre aos 56 anos

Primeiro campeão brasileiro de vôlei de praia, Paulão era técnico de seleção sul-americana da modalidade

Compartilhe
google-news-logo

O vôlei de praia brasileiro está de luto nesta terça-feira (2/9). Primeiro campeão nacional da modalidade, Paulo Roberto Moreira da Costa, o Paulão, morreu aos 56 anos após sofrer infarto.

Nascido em Salvador, Paulão era pioneiro do esporte no Brasil. Ele venceu a primeira edição do Circuito Brasileiro, disputada em 1991, ao lado do xará Paulo Emílio. Em 1996, os dois sagraram-se bicampeões da competição.

A dupla também foi medalhista de prata no Circuito Mundial de 1992/93 e medalhista de bronze no primeiro Campeonato Mundial de vôlei de praia, em 1997.

Aposentado, Paulão ocupava o cargo de técnico da Seleção de vôlei de praia do Chile. Ele esteve presente nos Jogos Olímpicos de Londres 2012, Rio 2016 e Tóquio 2020 (disputados em 2021) como treinador.

CBV se manifestou

A Confederação Brasileira de Voleibol lamenta profundamente o falecimento de Paulo Roberto Moreira da Costa, o Paulão, aos 56 anos.

O atleta baiano foi o primeiro campeão do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia, em 1991, ao lado de Paulo Emílio. Em 1996, a dupla conquistou o bicampeonato brasileiro. Juntos, Paulão e Paulo Emílio ganharam também a medalha de bronze do primeiro Campeonato Mundial de vôlei de praia, em 97, e o vice-campeonato do Circuito Mundial, na temporada 92/93.

Atualmente, Paulão trabalhava como treinador da seleção do Chile de vôlei de praia.

“Paulão foi um precursor no vôlei de praia e marcou a modalidade não só no Brasil como em outros países, realizando um grande trabalho de desenvolvimento do esporte. A CBV se solidariza com a família e os amigos deste grande atleta”, disse Radamés Lattari, presidente da CBV.

Compartilhe
google-news-logo