As jogadoras brasileiras de vôlei Ana Flávia Galvão (levantadora) e Mayra Souza (ponteira), que atuam pelo time Karnali Yashvis, no Nepal, relataram momentos de pânico e insegurança no país asiático. As atletas vivenciaram de perto a insurreição contra a corrupção, a desigualdade e o banimento de redes sociais, que já deixou pelo menos 25 mortos e centenas de feridos.
Insurreição no Nepal e fuga das jogadoras
Elas estavam hospedadas na cidade de Pokhara quando os protestos começaram. Após a notícia da morte de dezenas de manifestantes pela polícia, uma multidão invadiu diversos prédios.
“Foi muito desesperador. Dava para ouvir barulhos de pessoas gritando, coisas quebrando e estrondos mesmo quando já estávamos escondidas na mata”, contou Ana Flávia, em entrevista ao ge.
A levantadora mineira de 28 anos conseguiu fugir junto com sua colega de equipe. “Estávamos tranquilas no hotel quando percebemos que os manifestantes já haviam colocado fogo em vários veículos do estacionamento e estavam começando a invadir. Conseguimos fugir por uma área verde que ficava próxima ao terraço”, relatou Ana Flávia.
Após a fuga, as jogadoras arriscaram voltar ao hotel para pegar seus pertences. “Tivemos muita sorte, pois conseguimos voltar ao hotel para pegar nossos pertences importantes e documentos. Outros times que estavam na cidade, em hotéis diferentes, tiveram todos os seus pertences queimados e o hotel completamente destruído”, acrescentou a jogadora.
O exército, segundo Ana Flávia, conseguiu controlar a situação após a renúncia do primeiro-ministro do país, K.P. Sharma Oli. No entanto, a tensão permanece. “O exército assumiu o poder do país, e as orientações por enquanto são para todos se manterem em toque de recolher. Por isso, ainda não sabemos quando vamos poder deixar o Nepal, pois os aeroportos ainda estão fechados e o exército está nas ruas”, disse.
Quem são Ana Flávia Galvão e Mayra Souza?
- Ana Flávia Galvão, de 28 anos, é natural de Uberlândia e foi revelada pelo Praia Clube. Ela tem passagens por São Caetano e por clubes da Espanha, Hungria, República Tcheca, Eslováquia e Suíça.
- Mayra Souza, de 26 anos, nasceu em Belo Horizonte e começou sua carreira no Mackenzie. Ela também defendeu clubes como Valinhos, Taubaté e Recife.
Bloqueio de redes sociais
O bloqueio de redes sociais com a justificativa de que elas não estariam cumprindo as novas regulamentações estatais gerou uma onda de manifestações pelo país. Outro fator que contribuiu para a insurreição é a forte desigualdade no país, além da corrupção.
O governo baniu momentaneamente Facebook; Messenger; Instagram; YouTube; WhatsApp; X; LinkedIn; Snapchat; Reddit; Discord; Pinterest; Signal; Threads; WeChat; Quora; Tumblr; Clubhouse; Mastodon; Rumble; VK; Line; IMO; Zalo; Soul; Hamro Patro e BeReal.
O primeiro ministro renunciou na última terça-feira (9/11), mas os protestos continuam por todo país.