As seleções de Tchéquia e Bulgária, consideradas sensações do Mundial Masculino de Vôlei, disputam uma vaga na grande final do torneio neste sábado (27/9), às 3h30 (horário de Brasília). O confronto será realizado em Pasay City, nas Filipinas.
Irmãos Nikolov comandam a Bulgária
A Bulgária chega à semifinal invicta. Na fase de grupos, venceu Alemanha (3 sets a 0), Eslovênia (3 a 2) e Chile (3 a 0). Nas oitavas de final, bateu Portugal (3 a 0) e, nas quartas de final, demonstrou poder de reação ao virar um jogo que parecia perdido contra os Estados Unidos (3 a 2).
O grande nome da seleção é o ponta Aleksandar Nikolov, jogador do Civitanova, da Itália. Ele é o maior pontuador da competição, com 119 pontos, e um dos principais atletas da nova geração do vôlei, com apenas 21 anos. Seus números no Mundial impressionam:
- Eficiência no ataque: 51,4%
- Eficiência no bloqueio: 21,7%
- Eficiência no saque: 8,7%
Aleksandar conta com o auxílio do seu irmão mais novo, Simeon Vladimirov Nikolov, de 18 anos, que detém o terceiro melhor índice de levantamentos bem-sucedidos no torneio (40,4%). Os irmãos são as figuras centrais do selecionado búlgaro.
A força de reação da Tchéquia
A Tchéquia teve apenas uma derrota na competição: 3 a 0 sofrido para o Brasil na fase de grupos. No entanto, o selecionado avançou por ter vencido Sérvia (3 a 0) e China (3 a 0), o que contribuiu para a eliminação da Seleção Brasileira do Mundial.
Nas oitavas, o selecionado europeu venceu a Tunísia (3 a 0) e, nas oitavas, o Irã (3 a 1).
O oposto Patrik Indra é o líder do time em quadra e o quarto melhor atacante da competição, com 85 pontos. Outra peça-chave é o líbero Milan Moník, que é o terceiro melhor da competição no fundamento de defesa, com 32.
Onde assistir a todos os jogos do Mundial de Vôlei?
Os duelos da fase final do Mundial Masculino de Vôlei serão transmitidos pelo Sportv2 (TV fechada) e pela Volleyball World TV (streaming pago da FIVB).
Semifinais do Mundial Masculino de Vôlei
- Tchéquia x Bulgária – 3h30 (horário de Brasília)
- Polônia x Itália – 7h30 (horário de Brasília)
Campanha da Tchéquia
- Tchéquia 3 x 1 Irã – quartas de final
- Tchéquia 3 x 0 Tunísia – oitavas de final
- Tchéquia 3 x 0 China – fase de grupos
- Tchéquia 0 x 3 Brasil – fase de grupos
- Tchéquia 3 x 0 Sérvia – fase de grupo
Campanha da Bulgária
- Bulgária 3 x 2 EUA – quartas de final
- Bulgária 3 x 0 Portugal – oitavas de final
- Bulgária 3 x 0 Chile – fase de grupos
- Bulgária 3 x 2 Eslovênia – fase de grupos
- Bulgária 3 x 0 Alemanha – fase de grupos