O Praia Clube teve perdas significativas para a temporada de 2025/26. A principal foi a saída de Sofya Kuznetsova ao Queenseis Kariya, do Japão – a russa foi eleita a melhor ponteira da Superliga Feminina de Vôlei nas duas edições em que disputou. Porém, embora destaque a saída da ponteira, a central Carol Gattaz avaliou positivamente o elenco da temporada 2025/26.
Ainda em recuperação de lesão, a atleta de 44 anos está fazendo algumas atividades com elenco que teve outras duas saídas, além de Sofya. A oposta estadunidense Nia Reed, que não correspondeu às expectativas em 2024/25 e voltou para o Bauru, e a ponteira Maiara Basso, que sofreu com lesões na última temporada e jogará no Osasco, deixaram a equipe de Uberlândia.
Por outro lado, o Praia Clube acertou com quatro reforços para 2025/26: a ponteira búlgara Maria Koleva – antes conhecida como Maria Yordanova, sobrenome utilizado antes de casar -, de 23 anos, que estava no Sigorta Shop, da Turquia; a oposta estadunidense Morgahn Fingall, de 24 anos, ex-Le Cannet, da França; a ponteira Michelle Pavão, de 38 anos, que retorna a Uberlândia após passagens por Osasco e Flamengo e jogará ao lado da irmã gêmea, Michelle; e a central de Isabelle Venâncio, de 20 anos, cria do Curitiba Vôlei.
E foram justamente as movimentações que animaram Carol Gattaz. Em entrevista exclusiva ao No Ataque, a central admitiu que a saída de Sofya é considerável, mas frisou que as reposições foram bem feitas, destacando as novas companheiras de time.
“Com certeza nós tivemos umas pedras significativas. Sofya foi uma das principais pontuadoras da nossa equipe durante dois anos, que foi o que ela ficou aqui. Mas sabemos que são ciclos. Tivemos as perdas, mas também tivemos ganhos muito legais”, iniciou Gattaz.
“A Michelle voltando aqui para o Praia, além da Morgahn, a Koleva e a Isabelle. Elas são jogadoras com muita qualidade, então provavelmente o nosso time vai manter a qualidade, manter a técnica, manter tudo que o Praia, em todos esses anos apresenta: um time grande e de ótima qualidade”
Carol Gattaz, central do Praia Clube
Na sequência da avaliação do elenco do Praia para 2025/26, Carol Gattaz falou sobre a temporada anterior. O tradicional clube mineiro conquistou “apenas” o Sul-Americano de Clubes, tendo perdido as finais do Mineiro e da Supercopa do Brasil para o Minas, além das quedas na semifinal da Superliga, da Copa Brasil e do Mundial de Clubes.
“Ganhamos o Sul-Americano que foi super importante para disputarmos o Mundial, mas sabemos que, para os objetivos que temos na temporada e para os objetivos do Praia Clube – que sempre são grandes e tem que ser mesmo pelo tamanho da equipe -, poderíamos ter chegado pelo menos às finais da Copa Brasil e da Superliga. Mas, com certeza, vamos brigar pelas finais e pelos títulos. O elenco foi bem montado para isso”, concluiu Gattaz.
Elenco feminino do Praia Clube para a temporada 2025/26
- Centrais: Adenizia, Carol Gattaz, Gabi Martins, Isabelle Venâncio e Milka
- Ponteiras: Monique Pavão, Payton Caffrey, Pri Souza e Koleva
- Opostas: Michelle Pavão e Morgahn Fingall
- Levantadoras: Macris, Milla e Ju Carrijo
- Líberos: Natinha e Suellen
- Técnico: Rui Moreira