Herói do título do Mundial Masculino de Vôlei, o central Simone Anzani anunciou sua aposentadoria da Seleção Italiana. A decisão veio logo após a conquista nas Filipinas, onde a Itália venceu a Bulgária por 3 sets a 1 (25/21, 25/17, 17/25 e 25/10), com Anzani marcando o ponto final da partida.
O anúncio foi feito em um emocionante discurso aos companheiros durante a celebração da vitória.
O discurso de despedida
Anzani começou seu pronunciamento valorizando o grupo: “Esta que uso no pescoço é uma medalha, mas a minha medalha maior são vocês, companheiros de equipe”, declarou o central.
Em seguida, ele revelou o peso da decisão, citando a saúde e a família.
“Quero agradecer a cada um de vocês. Todos vocês sabem que passei dois anos difíceis, porque eu não sabia se poderia estar novamente com vocês, se ainda poderia fazer o que amo: jogar vôlei. Sabem que o meu maior objetivo era participar da Olimpíada e agora, depois deste Mundial, chegou o momento de parar com esta camisa, porque eu devo isso à minha família e a todas as pessoas que se sacrificaram por mim. Devo isso às minhas filhas, que tantas vezes ficaram sem o pai.”
A luta contra problema cardíaco
A dificuldade mencionada por Anzani é sua luta contra um problema cardíaco. Em 2023, ele foi diagnosticado com a condição e, após um período de incerteza, conseguiu retornar ao esporte. Contudo, antes da Olimpíada de Paris, ele passou por novos exames e precisou se afastar novamente, mas insistiu e conseguiu retornar às quadras.
“Com a Seleção, vivi muitas alegrias, como hoje, mas também dores após algumas derrotas. Quero agradecer a todos vocês”, finalizou o atleta.
Anzani, que nasceu em Como em 24 de fevereiro de 1992, encerra sua trajetória na Azzurra após vestir a camisa da seleção por 211 vezes.
Principais títulos da carreira de Anzani
- Ouro no Campeonato Europeu (2021)
- Ouro no Campeonato Mundial (2022)
- Ouro no Campeonato Mundial (2025)
- Prata na Copa do Mundo (2015)
- Prata na VNL – Liga das Nações de Vôlei (2025)
- Bronze no Campeonato Europeu (2015)