O Minas Tênis Clube tem uma novidade para a armação das jogadas do time feminino de vôlei para a temporada 2025/26. Substituta da estadunidense Jenna Gray, Julia Nowicka se apresentou em agosto, está treinando na Rua da Bahia e terá a primeira oportunidade no Brasil. E pelo respeito ao vôlei brasileiro, ela prefere não se comparar a nenhuma levantadora brasileira, mas fez questão de citar uma atleta que “foi fenomenal”.
Em entrevista exclusiva ao No Ataque, Julia Nowicka foi perguntada se tinha alguma brasileira da mesma função com estilo de jogo semelhante. Até para evitar as expectativas, a contratada do Minas não apontou nenhum nome, porém citou a admiração por Fofão, lenda do vôlei brasileiro, e elogiou as levantadoras brasileiras pela criatividade.
“Não quero escolher nenhuma lenda, sabe? Eu não posso me comparar a jogadoras que conquistaram tanto na vida. Não estou em posição de me comparar a nenhuma delas”, iniciou Julia Nowicka.
“A única coisa que posso dizer é que adorei assistir – não comparando, só assistir – a Fofão. Para mim, ela era fenomenal. Uma levantadora fenomenal. Mas acho que, no geral, as levantadoras brasileiras são incríveis e têm uma elegância incrível. Elas são tão criativas e eu adoro isso. Adoro quando as levantadoras não são previsíveis. Para mim, eu adoro o vôlei brasileiro”
Julia Nowicka, nova levantadora do Minas.
Fofão marcou seu nome na história do vôlei com 340 partidas pela Seleção Brasileira Feminina de Vôlei e cinco participações em Jogos Olímpicos – entre 1992 e 2008 -, tendo conquistado três medalhas. A ex-levantadora é, ao lado de Thaisa, as mulheres com mais conquistas olímpicas do vôlei brasileiro: bronze em Atlanta 1996 e em Sydney 2000 e ouro em Pequim 2008.
Por clubes, passou por quatro temporadas entre 1999 e 2003 em Belo Horizonte, quando atuou pelo Minas. Uma das seis edições de Superliga que Fofão conquistou foi justamente em 2001/02 pelo clube da Rua da Bahia – as outras conquistas foram pelo São Caetano (1991/92), São Bernardo (1998/99) e Rio de Janeiro (2012/13, 2013/14 e 2014/15).