VÔLEI

Campeão pela 1ª vez chama torcida do Minas de ‘louca’: ‘Quero viver este momento de novo’

Em entrevista exclusiva ao No Ataque, técnico festejou primeiro título da carreira - o Campeonato Mineiro Feminino de Vôlei, pelo Minas

Lorenzo Pintus conquistou, neste sábado (4/10), seu primeiro título como técnico profissional. Sob o comando do Minas, o italiano conquistou vitória impactante por 3 sets a 0 sobre o Praia Clube na Arena UniBH e levou o clube da Rua da Bahia do troféu do Campeonato Mineiro Feminino de Vôlei.

Em entrevista exclusiva ao No Ataque, Lorenzo brincou que a torcida do Minas é “louca” e deixou claro que quer viver a sensação de levantar um caneco novamente. A equipe ainda disputará nesta temporada a Superliga, de outubro a abril, e a Copa Brasil, no início do ano que vem.

“Estou muito feliz, orgulhoso do grupo, das garotas, a abordagem foi espetacular hoje. Não achei que isso ia acontecer antes do jogo, porque o Praia é um bom time. O primeiro set é importante para seguir na linha em quadra, depois do primeiro set tudo vai ‘no flow’. Para mim é um prazer ganhar este troféu neste ginásio, com essas pessoas (torcida), pessoas doidas. Quero viver este momento de novo. Hoje, vamos dormir bem e amanhã, começar de novo a trabalhar duro para a Superliga e a Copa Brasil.”

Lorenzo Pintus, técnico do Minas

A carreira de Lorenzo Pintus, técnico de vôlei do Minas

Lorenzo Pintus ainda tem uma curta carreira como técnico, mas teve uma passagem que chamou a atenção pelo Casalmaggiore, logo no seu primeiro trabalho na elite. No início de 2024, ele deixou de ser auxiliar, assumiu o comando após a demissão do treinador Marco Musso e protagonizou um “milagre”, como definiu uma publicação da época no tradicional jornal italiano La Gazzetta dello Sport.

Isso ocorreu em meados da temporada 2023/24, quando o Casalmaggiore estava na zona de rebaixamento da Liga Italiana, Pintus assumiu e transformou o time. A mudança na área técnica mudou o ambiente, e o time venceu três das quatro partidas seguintes, permanecendo na elite do vôlei da Itália.

Só que, ao fim da temporada, o Casalmaggiore vendeu a vaga para o Cuneo, em uma transferência de “título esportivo” que é comum no vôlei italiano. Mas as “atuações impressionantes” – como definido pela imprensa italiana – de Pintus na reta final de 2023/24 sustentaram a permanência no cargo, agora representando outra equipe.

Em 2024/25, ele teve a única oportunidade de comandar uma equipe por toda uma temporada na elite do vôlei e até conseguiu melhorar o desempenho do Cuneo – que havia caído no ano anterior e só seguiu na elite porque comprou a vaga -, mas não foi uma evolução significativa.

A equipe de Lorenzo Pintus terminou na 11ª colocação da Liga Italiana – que tem 14 equipes – com apenas oito vitórias em 26 partidas. O desempenho garantiu a permanência do Cuneo na elite, mas encerrou a temporada precocemente, já que ficou fora da fase final. Logo, a oportunidade de treinar o Minas é a primeira no exterior e mais importante da carreira do comandante.

Compartilhe
Sair da versão mobile