Julia Nowicka não esconde – jogar no Minas e no vôlei brasileiro é um “sonho que virou realidade” para ela. Após seu primeiro título pelo clube da Rua da Bahia – o Campeonato Mineiro, conquistado com vitória por 3 sets a 0 sobre o Praia Clube neste sábado (4/10), na Arena UniBH -, a levantadora polonesa contou, em entrevista exclusiva ao No Ataque, como tem se sentido no Brasil.
“Para mim, é um sonho que virou realidade. Jogo com meus ídolos e contra meus ídolos. Tenho muito respeito pelo vôlei brasileiro, sempre tive. É uma experiência maravilhosa poder jogar e ganhar com meu time hoje. Amo muito o meu time e amo o tempo que venho passando aqui.”
Julia Nowicka, em entrevista exclusiva ao No Ataque
Julia Nowicka foi uma das grandes destaques da campanha irretocável do Minas no Mineiro Feminino de Vôlei e, com seu estilo ousado de jogo, já conquistou grande parte da torcida. Além de alternar bem centrais e jogadoras de extremidades na distribuição, a polonesa sempre aproveita as chances que tem para atacar, saca bem e bloqueia bem mesmo tendo apenas1,74m – tanto que, contra o Praia, marcou nove pontos (quatro aces, três de bloqueio e um de ataque.
A carreira de Julia Nowicka, nova levantadora do Minas
Nascida em 21 de outubro de 1998, Júlia Nowicka é uma levantadora de 1,74m de altura. Considerada uma atleta que protagoniza jogadas agressivas – levando em consideração à função de armadora em quadra -, a polonesa é canhota e até disputou uma temporada na Alemanha, mas quase toda a carreira ocorreu na Polônia antes de atravessar o oceano e desembarcar em Minas Gerais.
A única vez que Nowicka havia deixado a terra natal para defender um clube do exterior foi em 2021/22, quando passou pelo Stuttgart. Após a temporada em terras alemãs, a levantadora voltou ao clube em que se profissionalizou. Com a camisa do BKS Bielsko-Biała, Julia se consolidou, se tornou capitã e foi destaque nas três temporadas entre 2022 e 2025.
Pela equipe, a jogadora foi campeã da Copa e Supercopa da Polônia, além do bronze na Liga da Polônia. Na Copa, Julia Nowicka, inclusive, foi eleita a melhor jogadora da competição e ainda marcou oito pontos na final, um número alto para uma levantadora. Já em 2023/24, quando o BKS Bielsko-Biała ficou em terceiro, a contratação do Minas foi a melhor atleta do campeonato polonês.
Só que, após o quarto lugar na Liga da Polônia em 2024/25, a história da capitã no time polonês teve uma interrupção para que ela rumasse ao Brasil para ter a oportunidade de disputar a Superliga Feminina de Vôlei. Na despedida, no início de junho, Julia deixou claro que era um “até breve, afinal o BKS Bielsko-Biała é a minha casa”.