VÔLEI

Minas ‘esmaga’ Praia e é decacampeão do Mineiro Feminino de Vôlei

Minas não tomou conhecimento do rival Praia Clube e venceu por 3 sets a 0 para ser campeão mineiro feminino de vôlei pela segunda vez seguida

O Minas Tênis Clube é decacampeão do Campeonato Mineiro Feminino de Vôlei. Na noite deste sábado (4/10), o time da Rua da Bahia teve grande exibição em uma Arena UniBH lotada e “esmagou” o arquirrival com vitória por 3 sets a 0 (25/22, 25/12 e 25/17) para conquistar o título estadual pela segunda vez seguida.

Após primeiro set equilibrado, as minas-tenistas promoveram segundo set avassalador, que levou a torcida à loucura no ginásio localizado no Bairro de Lourdes, Região Centro-Sul de Belo Horizonte. Bem em todos os fundamentos – especialmente no saque e no bloqueio – o time belo-horizontino seguiu dominando na terceira parcial e venceu sem maiores dificuldades.

Este é o primeiro título do Minas sob o comando de Lorenzo Pintus, italiano que tem o “fardo” de ser o “sucessor” do compatriota Nicola Negro, técnico com mais títulos na história do clube, que saiu ao fim da temporada 2024/25. É a primeira conquista também de cinco jogadoras, que chegaram em meio à reformulação do time: a levantadora polonesa Julia Nowicka, a ponteira canadense Hilary Howe, a oposta russa Maria Khaletskaya, a ponteira Ana Rüdiger e a central Júlia Koehler.

Além do quinteto, foi contratada a líbero Nyeme – ela, no entanto, já conquistou diversos títulos, incluindo o Mineiro, em sua primeira passagem no clube, e ainda não jogou na temporada pois se prepara para retornar às quadras após ter paralisado a carreira por mais de um ano para ser mãe.

O time da Rua da Bahia teve campanha praticamente irretocável no Mineiro. Mesmo rodando o elenco, a equipe de Lorenzo perdeu apenas uma parcial – derrotou o Brasília por 3 sets a 0 na estreia, venceu por 3 sets a 1 o Mackenzie na segunda rodada e, contra o Praia, ganhou por 3 sets a 0.

O Praia Clube, por outro lado, foi instável ao longo dos três jogos da competição e alternou bons e maus momentos. O time uberlandense estreou com vitória por 3 sets a 1 sobre o Mackenzie; na segunda rodada, passou sufoco para conseguir dramática virada sobre o Mackenzie por 3 sets a 2; na terceira rodada, foi dominado pelo arquirrival minas-tenista.

Sequência da temporada de Minas e Praia

Minas e Praia Clube agora se preparam para a disputa da Superliga Feminina de Vôlei, principal competição da temporada. O torneio começa no dia 20 de outubro e vai até abril, quando se encerra a temporada de clubes.

O time da Rua da Bahia só disputará uma competição além da Superliga – a Copa Brasil, que será jogada no início do ano que vem. O Praia, por sua vez, tem outras duas chances de título além da Copa nacional – atual campeão do Sul-Americano, o time uberlandense defenderá o título da competição no início do ano que vem e, antes disso, em dezembro, tentará erguer o sonhado troféu inédito do Mundial de Clubes.

O jogo

Lorenzo Pintus levou à quadra o time do Minas que parece ser o mais próximo do “ideal” na visão dele, pelo desempenho no início da temporada. A escalação do time da Rua da Bahia, assim, foi: Júlia Kudiess, Thaisa, Hilary Howe, Glayce, Amanda, Julia Nowicka e Larissa. O Praia Clube, de Rui Moreira, foi escalado com Adenizia, Milka, Payton Caffrey, Michelle Pavão, Morgahn Fingall, Macris e Natinha.

Os minutos iniciais foram os mais equilibrados de toda a partida. A partir da metade do primeiro set, no entanto, o Minas começou a se sobressair graças ao fundamento no qual é mais soberano – o bloqueio. A equipe da casa abriu três pontos de vantagem – 15 a 12 – e passou a dominar o jogo, chegando a abrir vantagem de 22 a 16. Nowicka era ousada na distribuições, alternando entre as extremidades e o meio de rede e acionando as centrais mesmo quando o passe para ela não era perfeito. Com mais diversidade nos golpes, o time da Rua da Bahia conseguiu conter ensaio de reação aurinegra – 23 a 21 – e fechou a parcial com belo ataque diagonal de Hilary Howe: 25 a 22.

A segunda parcial foi a mais avassaladora de todo o Campeonato Mineiro Feminino de Vôlei. Desde o início, o Minas foi fulminante – a equipe chegou a abrir 6 a 0, com direito a dois aces seguidos da polonesa Julia Nowicka. Ela, contudo, não foi a única a conseguir o feito na parcial – Thaisa também fez dois pontos de saque consecutivos para aumentar a vantagem para impressionantes 14 a 3. Brilhando em todos os fundamentos, o Minas desestabilizou o Praia, que cometeu diversos erros e não conseguia virar bolas. Assim, fechou o set rapidamente com um 25 a 12.

No embalo da torcida, que fazia barulho ensurdecedor na Arena UniBH, o Minas seguiu dominando no terceiro set, embora o Praia Clube tenha melhorado levemente em relação à parcial anterior. Avassalador na parte final, o time da Rua da Bahia fechou o set – e o jogo – rapidamente com um 25 a 17.

Compartilhe
Sair da versão mobile