Júlia Kudiess vive a melhor fase ca carreira. Aos 23 anos, a central brilhou na segunda metade da última temporada, pelo Minas, e foi uma das grandes destaques da Seleção Brasileira Feminina de Vôlei na Liga das Nações (VNL) e no Campeonato Mundial – sendo, inclusive, a maior bloqueadora de ambas as competições.
O brilho de Júlia pelo Minas e pelo Brasil atraiu o interesse de times do vôlei europeu. Quem admitiu isso foi a própria Kudiess, em entrevista exclusiva ao No Ataque durante o Campeonato Mineiro Feminino de Vôlei, do qual o time belo-horizontino se sagrou campeão nesse sábado (4/10) com vitória por 3 sets a 0 sobre o Praia, na Arena UniBH.
Ela contou à reportegem que surgiram oportunidades após a temproada de seleções – ou seja, mesmo quando ela já tinha pré-contrato assinado para continuar na Rua da Bahia em 2025/26.
Um dos clubes que, ao que tudo indica, procurou a central foi o Novara, da Itália. O clube teria buscado contratá-la após lesões de Indty Baijens e Federica Squarcini, jogadoras da mesma posição da brasiliense, segundo o Corriere di Novara. A publicação ainda afirmou que o interesse em Kudiess segue “muito concreto” e a equipe não descarta investidas na atleta para a temporada 2026/27.
Perguntada ao No Ataque sobre o interesse europeu nela veiculado pelo jornal italiano e outras publicações estrangeiras, Júlia admitiu e se declarou ao Minas ao contar por que decidiu ficar no clube.
“Bom, depois de uma temporada de seleções é claro que aparecem algumas oportunidades. Mas nesta temporada eu sou do Minas, nunca cogitei sair aqui, eu amo vestir esta camisa.”
Júlia Kudiess, em entrevista exclusiva ao No Ataque
Júlia Kudiess quer assumir mais responsabilidade em 2025/26
Em entrevista exclusiva ao No Ataque, na vitória por 3 sets a 0 sobre o Mackenzie, nessa sexta-feira (3/10), pela segunda rodada do Campeonato Mineiro Feminino de Vôlei, na Arena UniBH, Júlia falou sobre sua reestreia oficial pelo Minas na partida e explicou que espera assumir mais responsabilidade nesta temporada.
Kudiess já é a terceira jogadora com mais tempo de casa no Minas. No time principal desde 2020/21, ela está atrás apenas da ponteira Pri Daroit e da também central Thaísa, ícones da torcida.
“Estou feliz em estar de volta. Hoje chego numa temporada conseguindo acrescentar ainda mais para a equipe, mais responsabilidade, experiência, esse Campeonato Mineiro está sendo muito importante, queremos trazer o ouro para o Minas mais uma vez e o que não está faltando é vontade, vejo muita vontade do grupo e união, estamos construindo isso, a temporada é longa mas eu vejo que as meninas estão todas querendo crescer e buscar a vitória, independente de quem estiver queremos ganhar.”
Júlia Kudiess, em entrevista exclusiva ao No Ataque