Estrela da Seleção Masculina de Vôlei da Ucrânia e do Perugia, da Itália, o ponteiro Oleh Plotnytskyi se recusou a cumprimentar dupla de adversários russos do Suntory Sunbirds, do Japão, após vitória sobre a equipe por 3 sets a 1 em amistoso de pré-temporada disputado no país asiático.
Nos tradicionais apertos de mão entre atletas que acontecem na rede após as partidas de vôlei, Oleh decidiu retirar o braço quando passou por Dmitriy Muserskiy e Egor Kliuka.
❗️ Tuż po zakończeniu dzisiejszego towarzyskiego spotkania, pomiędzy Suntory Sunbirds a Sir Perugią, były kapitan ukraińskiej reprezentacji Oleh Plotnicki odmówił podania ręki pod siatką rosyjskim zawodnikom Dmitrij Muserskiemu oraz Jegorowi Kliuce.
— Jakub Balcerzak (@Jakub110Jakub) October 7, 2025
Wideo: FujiTV.#podsiatka pic.twitter.com/RxrE7CcoYu
O motivo da desavença com a dupla é a guerra entre Ucrânia e Rússia. Os conflitos entre os países se estendem desde 2014, quando o presidente russo Vladimir Putin anexou a Crimeia, península ucraniana geoestratégica que dá acesso ao Mar Negro, após a deposição do presidente pró-Rússia da Ucrânia, Viktor Yanukovych.
Em fevereiro de 2022, no entanto, a situação se intensificou ainda mais. Dias depois de reconhecer a independência de duas províncias separatistas do leste ucraniano, Putin decidiu invadir o país vizinho por terra, mar e ar, atacando inclusive as duas maiores cidades do país, Kiev e Kharviv.
Rússia não pode sediar e disputar torneios de vôlei
A Rússia seria o país-sede do Campeonato Mundial Masculino de Vôlei de 2022.
No entanto, menos de uma semana após a invasão à Ucrânia, a FIVB anunciou que o país não receberia mais o evento, transferindo-o para a Holanda e a Polônia. Além disso, excluiu as Seleções Feminina e Masculina, clubes e árbitros de Rússia e Biolorrússia de todas as competições internacionais organizadas pelas entidades.
Desde então, as seleções das nações do leste europeu seguem proibidas de disputar torneios. No entanto, a Seleção Russa espera o fim para as sanções ainda no ciclo olímpico de Los Angeles 2028 – tanto que, neste ano, fez convocações para períodos de treinos e chegou a disputar amistosos não oficiais.