Ex-técnico do Minas e hoje no Campinas, Horacio Dileo foi anunciado oficialmente como novo treinador da Seleção Argentina Masculina de Vôlei.
“Dileo chega ao comando da seleção depois de ser assistente de Marcelo Méndez com a premissa da continuidade do trabalho realizado”, diz a Federação de Vôlei Argentino (FeVA) em nota.
A principal missão de Dileo será manter o trabalho do técnico Marcelo Méndez, que deu à Argentina uma medalha olímpica na modalidade.
Este será o principal desafio do treinador de 62 anos, que já dirigiu a Seleção Colombiana, o Fenerbahçe e o Minas, entre outros.
Marcelo Méndez fez história na Argentina
Marcelo Méndez estava há seis anos no comando da Seleção Argentina Masculina de Vôlei.
O técnico chegou em 2019 e, em 2021, fez história nos Jogos Olímpicos de Tóquio – a equipe desbancou o arquirrival Brasil e conquistou a medalha de bronze na competição. Foi apenas a segunda vez que a Argentina ficou no pódio olímpico no vôlei masculino – a primeira havia sido em Seul 1988′, quando também foi bronze.
Em 2023, os comandados de Marcelo também desbancaram o Brasil para serem campeões do Sul-Americano pela primeira vez na história. A final foi disputada em pleno solo brasileiro, em Recife, capital de Pernambuco.
Marcelo Méndez é ídolo do Cruzeiro
O técnico argentino é considerado um dos maiores ídolos da história do Cruzeiro no vôlei, time que dirigiu entre 2009 e 2021. Antes de brilhar em 12 temporadas pela Raposa, ele havia tido breve passagem pelo Montes Claros.
Sob o comando do Cruzeiro, Marcelo disputou 55 competições, chegou a 48 finais e conquistou incríveis 39 títulos – incluindo seis Superligas e três Mundiais de Clubes.
O argentino deu lugar a Filipe Ferraz, atual treinador celeste, e assumiu o Jastrzębski Węgiel, da Polônia, em 2021. Lá, também teve passagem vitoriosa e foi bicampeão nacional.
Na temporada 2024/25, Marcelo assumiu o comando do Trentino, da Itália.