Em uma partida marcada por tensão e reviravoltas neste sábado (13/12), o Conegliano confirmou favoritismo e garantiu vaga na final do Mundial de Clubes de Vôlei Feminino. No entanto, para a ponteira Gabi Guimarães, a vitória por 3 sets a 1 (21/25, 25/23, 25/16 e 25/16) sobre o Osasco teve um combustível extra vindo das arquibancadas: a presença da mãe, Elaine, que desembarcou hoje em São Paulo para acompanhar a fase decisiva.
Dentro de quadra, o cenário foi hostil. O Osasco, empurrado pela torcida, quase protagonizou uma zebra histórica. A equipe brasileira jogou os dois primeiros sets em ritmo agressivo, anulando as principais estrelas do time italiano – incluindo Gabi, a oposta sueca Isabelle Haak e a chinesa Zhu. O time paulista venceu a primeira parcial e chegou a encaminhar a vitória no segundo set, flertando com um perigoso 2 a 0 no placar.
Foi na “hora H” que Gabi chamou a responsabilidade. A brasileira liderou a reação que virou o segundo set e, a partir dali, o Conegliano dominou as ações, eliminando as brasileiras. Após o apito final, a atleta não escondeu o alívio e a emoção de ter a mãe por perto justamente em um duelo tão complicado.
“Gente, eu fiquei muito feliz. Minha mãe chegou hoje e ela sofre muito. Ela estava torcendo, estava um pouquinho aflita, principalmente até o segundo set…”, revelou Gabi.
Mais do que o suporte esportivo, Gabi fez questão de exaltar a importância de Elaine em sua formação humana e profissional.
“Eu fiquei muito feliz porque minha mãe na minha carreira, na minha vida, foi a pessoa que mais me apoiou em todos sentidos. Na minha vida pessoal, na minha sexualidade, na minha carreira”.
Gabi Guimarães, jogadora do Conegliano
O cenário da final
Apesar da eliminação, o Osasco sai de cabeça erguida como o único time a vencer um set contra as italianas na competição, que perderam apenas dois jogos desde o início da última temporada. O time de Luizomar de Moura volta à quadra neste domingo (14/12), às 13h, para disputar a medalha de bronze contra o Praia Clube, em um clássico nacional.
Já Gabi e o Conegliano seguem para a grande final, onde enfrentarão o conterrâneo Scandicci a partir das 16h30. O confronto será uma reedição da última final da Liga dos Campeões da Europa.