Assim como em 2024, a Federação Internacional de Vôlei (FIVB) divulgou o top 10 dos melhores jogadores do mundo nesse ano e concluiu o ranking nesta quarta-feira (31/12). Assim como no feminino, o naipe masculino foi liderado por um italiano: Alessandro Michieletto, ponteiro do Trentino de 2,11m de altura e 24 anos, ficou com o primeiro colocado.
- VEJA O RANKING FEMININO: as 10 melhores jogadoras de vôlei em 2025, segundo a FIVB
Mesmo sendo nascido em 2001, o promissor atacante da Itália se tornou bicampeão do Mundial Masculino de Vôlei em 2025. Essa conquista deu moral para o atleta, que foi o melhor da principal competição de seleções, mas Michieletto também conquistou a Liga Italiana pelo Trentino e terminou a temporada como o melhor do mundo pelas glórias em ambos os níveis.
Os campeões mundiais Simone Giannelli e Fabio Balaso também foram mencionados na lista da FIVB. O primeiro ficou na terceira colocação e finalizou o “pódio”, enquanto o segundo foi escolhido como o sétimo melhor jogador da temporada.
Nesse ranking, uma curiosidade familiar chamou a atenção, já que dois irmãos estão entre os seis primeiros colocados. E esse potencial fraternal pode ser justificado pela “genética”: os atletas são filhos de um ex-atleta de voleibol.
Representantes da Bulgária, o ex-jogador Vladimir Nikolov é pai de Aleksandar e Simeon, ponteiro e levantador que levaram a equipe búlgara à final do Mundial pela primeira vez em 55 anos – ficaram com a medalha de prata. Alexsandar Nikolov, conhecido como Alex, é um ponteiro de 23 anos que ficou na segunda colocação, enquanto Simeon “Moni” Nikolov é um impressionante levantador de 2,08m de altura e 19 anos.
Melhores jogadores de vôlei em 2025
- Alessandro Michieletto (Itália)
- Aleksandar Nikolov (Bulgária)
- Simone Giannelli (Itália)
- Jakub Kochanowski (Polônia)
- Wilfredo León (Polônia)
- Simeon Nikolov (Bulgária)
- Fabio Balaso (Itália)
- Aleks Grozdanov (Bulgária)
- Jan Kozamernik (Eslovênia)
- Patrik Indra (Tchéquia)