VÔLEI

Vôlei: jogadora de 38 anos supera Gabi Guimarães e é a melhor do mundo em 2025

A melhor jogadora de vôlei de 2025 é companheira de Gabi Guimarães no Conegliano, ou seja, o time italiano protagoniza o top 2

Compartilhe
google-news-logo

Ela desafiou a idade e conquistou tudo. E a premiação para finalizar esse ano perfeito foi a honraria de melhor jogadora de vôlei do mundo em 2025. Aos 38 anos, Monica de Gennaro foi escolhida pela Federação Internacional de Vôlei (FIVB) nesta quarta-feira (31/12) como a destaque do ano e superou Gabi Guimarães, brasileira que também atua no Conegliano, da Itália.

“O fim de uma jornada lendária. Em 2025, Moki encerrou sua trajetória na seleção italiana. Convocada pela primeira vez em 2006, substituindo Cardullo, ela redefiniu a posição de líbero por quase duas décadas. Que carreira. Uma lenda”, destacou a FIVB.

A líbero italiana nascida em 8 de janeiro de 1987 – ou seja, completará 39 anos na próxima semana – conquistou todos os títulos possíveis pelo Conegliano na temporada 2024/25: Liga Italiana, Copa da Itália, Supercopa da Itália, Liga dos Campeões e Mundial de Clubes e sofreu apenas uma derrota.

Já pela Itália, De Gennaro, que decidiu se aposentar da seleção nesse ano, foi campeã da VNL e do Mundial e ainda foi escolhida como a melhor jogadora da Liga das Nações e a destaque da posição no Mundial.

Esses títulos pela Itália e o grande desempenho individual colocou Moki, como é conhecida, um degrau à frente de Gabi Guimarães. A ponteira belo-horizontina de 31 anos foi, para muitos, a melhor do mundo individualmente, mas, após os títulos com De Gennaro no Conegliano, ficou com a prata na VNL e bronze no Mundial com a camisa do Brasil.

As melhores jogadoras de vôlei do mundo em 2025

Além de Gabi Guimarães, uma brasileira está no ranking da FIVB que apontou as melhores jogadora de vôlei do mundo. No sábado (27/12), Júlia Kudiess, central do Minas, foi escolhida para ocupar a quinta posição.

  1. Monica de Gennaro (Itália)
  2. Gabi Guimarães (Brasil)
  3. Alessia Orro (Itália)
  4. Melissa Vargas (Turquia)
  5. Julia Kudiess (Brasil)
  6. Ekaterina Antropova (Itália)
  7. Mayu Ishikawa (Japão)
  8. Paola Egonu (Itália)
  9. Anna Danesi (Itália)
  10. Myriam Sylla (Itália)
Compartilhe
google-news-logo