O voleibol mundial falou italiano em 2025. Os principais títulos do ano foram conquistados pelas seleções e clubes da Itália, e isso foi visto de forma individual neste fim de ano. A Federação Internacional de Vôlei (FIVB) escolheu os 10 melhores jogadores do mundo no voleibol nos naipes feminino e masculino, e o país europeu dominou as listas com 9 dos 20 escolhidos, além de ter os dois grandes destaques.
No feminino, a escolhida para o primeiro lugar foi Monica de Gennaro, como a entidade responsável pelo esporte anunciou nesta quarta-feira (31/12). Aos 38 anos, a líbero foi protagonista das conquistas do Conegliano e também brilhou pela Seleção Italiana, que venceu o Mundial e a Liga das Nações.
Além de Moki, a levantadora Alessia Orro, as opostas Ekaterina Antropova e Paola Egonu, a central Anna Danesi e a ponteira Myriam Sylla foram mencionadas entre as dez melhores. Ou seja, no top 10 das melhores do mundo, seis foram italianas.
Já no masculino, a FIVB escolheu Alessandro Michieletto como o melhor jogador do mundo. O ponteiro de 24 anos do Trentino esteve na lista junto dos também campeões mundiais Simone Giannelli e Fabio Balaso. O primeiro ficou na terceira colocação e finalizou o “pódio”, enquanto o segundo foi escolhido como o sétimo melhor jogador da temporada.
E esses atletas foram premiados justamente pelo domínio italiano no voleibol nesse ano, já que as seleções e os times do país conquistaram todos os Mundiais de 2025.
Títulos da Itália no vôlei em 2025
A campanha vitoriosa da Itália de forma coletiva começou em 7 de setembro. Naquela noite, a Seleção Italiana venceu um duro duelo contra a Turquia por 3 sets a 2, na Tailândia, e conquistou o título do Mundial Feminino de Vôlei pela segunda vez na história.
Apenas três semanas depois, no dia 28 do mesmo mês, foi a vez dos homens. A Itália superou a surpreendente Bulgária por 3 a 1, nas Filipinas, para assegurar o pentacampeonato do Mundial Masculino de Vôlei.
Se as seleções foram bem, o mesmo pode ser dito dos times italianos. Em dezembro, o Brasil recebeu os Mundiais de Clubes Feminino e Masculino de Vôlei.
No último dia 14, o Ginásio do Pacaembu, em São Paulo, vibrou com uma eletrizante decisão entre dois times italianos. O Scandicci bateu o favorito Conegliano, da ponteira brasileira Gabi Guimarães, por 3 sets a 1 e faturou a taça no feminino.
No dia 21, foi a vez do Perugia, também da Itália, ser campeão no masculino. A equipe bateu o Osaka Bluteon, do Japão, por 3 a 0 e celebrou a taça no Mangueirinho, em Belém.
Melhores jogadores de vôlei em 2025
Ranking feminino
- Monica de Gennaro (Itália)
- Gabi Guimarães (Brasil)
- Alessia Orro (Itália)
- Melissa Vargas (Turquia)
- Julia Kudiess (Brasil)
- Ekaterina Antropova (Itália)
- Mayu Ishikawa (Japão)
- Paola Egonu (Itália)
- Anna Danesi (Itália)
- Myriam Sylla (Itália)
Ranking masculino
- Alessandro Michieletto (Itália)
- Aleksandar Nikolov (Bulgária)
- Simone Giannelli (Itália)
- Jakub Kochanowski (Polônia)
- Wilfredo León (Polônia)
- Simeon Nikolov (Bulgária)
- Fabio Balaso (Itália)
- Aleks Grozdanov (Bulgária)
- Jan Kozamernik (Eslovênia)
- Patrik Indra (Tchéquia)