VÔLEI

Vôlei: país domina listas de melhores do mundo em 2025 com 9 dos 20 escolhidos

A Federação Internacional de Vôlei escolheu os 10 melhores jogadores em 2025 nos naipes feminino e masculino, e um país dominou

O voleibol mundial falou italiano em 2025. Os principais títulos do ano foram conquistados pelas seleções e clubes da Itália, e isso foi visto de forma individual neste fim de ano. A Federação Internacional de Vôlei (FIVB) escolheu os 10 melhores jogadores do mundo no voleibol nos naipes feminino e masculino, e o país europeu dominou as listas com 9 dos 20 escolhidos, além de ter os dois grandes destaques.

No feminino, a escolhida para o primeiro lugar foi Monica de Gennaro, como a entidade responsável pelo esporte anunciou nesta quarta-feira (31/12). Aos 38 anos, a líbero foi protagonista das conquistas do Conegliano e também brilhou pela Seleção Italiana, que venceu o Mundial e a Liga das Nações.

Além de Moki, a levantadora Alessia Orro, as opostas Ekaterina Antropova e Paola Egonu, a central Anna Danesi e a ponteira Myriam Sylla foram mencionadas entre as dez melhores. Ou seja, no top 10 das melhores do mundo, seis foram italianas.

Já no masculino, a FIVB escolheu Alessandro Michieletto como o melhor jogador do mundo. O ponteiro de 24 anos do Trentino esteve na lista junto dos também campeões mundiais Simone Giannelli e Fabio Balaso. O primeiro ficou na terceira colocação e finalizou o “pódio”, enquanto o segundo foi escolhido como o sétimo melhor jogador da temporada.

E esses atletas foram premiados justamente pelo domínio italiano no voleibol nesse ano, já que as seleções e os times do país conquistaram todos os Mundiais de 2025.

Títulos da Itália no vôlei em 2025

A campanha vitoriosa da Itália de forma coletiva começou em 7 de setembro. Naquela noite, a Seleção Italiana venceu um duro duelo contra a Turquia por 3 sets a 2, na Tailândia, e conquistou o título do Mundial Feminino de Vôlei pela segunda vez na história.

Apenas três semanas depois, no dia 28 do mesmo mês, foi a vez dos homens. A Itália superou a surpreendente Bulgária por 3 a 1, nas Filipinas, para assegurar o pentacampeonato do Mundial Masculino de Vôlei.

Se as seleções foram bem, o mesmo pode ser dito dos times italianos. Em dezembro, o Brasil recebeu os Mundiais de Clubes Feminino e Masculino de Vôlei.

No último dia 14, o Ginásio do Pacaembu, em São Paulo, vibrou com uma eletrizante decisão entre dois times italianos. O Scandicci bateu o favorito Conegliano, da ponteira brasileira Gabi Guimarães, por 3 sets a 1 e faturou a taça no feminino.

No dia 21, foi a vez do Perugia, também da Itália, ser campeão no masculino. A equipe bateu o Osaka Bluteon, do Japão, por 3 a 0 e celebrou a taça no Mangueirinho, em Belém.

Melhores jogadores de vôlei em 2025

Ranking feminino

  1. Monica de Gennaro (Itália)
  2. Gabi Guimarães (Brasil)
  3. Alessia Orro (Itália)
  4. Melissa Vargas (Turquia)
  5. Julia Kudiess (Brasil)
  6. Ekaterina Antropova (Itália)
  7. Mayu Ishikawa (Japão)
  8. Paola Egonu (Itália)
  9. Anna Danesi (Itália)
  10. Myriam Sylla (Itália)

Ranking masculino

  1. Alessandro Michieletto (Itália)
  2. Aleksandar Nikolov (Bulgária)
  3. Simone Giannelli (Itália)
  4. Jakub Kochanowski (Polônia)
  5. Wilfredo León (Polônia)
  6. Simeon Nikolov (Bulgária)
  7. Fabio Balaso (Itália)
  8. Aleks Grozdanov (Bulgária)
  9. Jan Kozamernik (Eslovênia)
  10. Patrik Indra (Tchéquia)

Compartilhe
Sair da versão mobile