Ana Cristina não está apenas de volta, mas como também está com muita moral com a capitã do Fenerbahçe. A ponteira da Seleção Brasileira de Vôlei voltou de lesão em dezembro e está se consolidando novamente no time turco. Até por isso, ela comemorou esse retorno em um vídeo, e Eda Erdem, lenda europeia do voleibol, fez questão de reagir em português à postagem.
- LEIA: Presidente de time polonês de vôlei minimiza vídeo xenofóbico sobre Brasil: ‘Hipersensibilidade’
No sábado (3/1), o Fenerbahçe fez a primeira partida de 2026 e venceu o Aras Kargo por 3 sets a 0. Vice-líder da Liga Turca com só uma derrota – atrás apenas do invicto VakifBank -, a equipe publicou um video com Ana Cristina, brasileira de 21 anos que está definitivamente de volta após se lesionar em julho.
“Eu estou bem feliz de estar de volta. Estão sendo meses difíceis, mas eu finalmente estou aqui. Estou contente de estar aqui, junto com as meninas, o staff e a torcida. E eu também estou bem feliz com o jogo, o primeiro do ano”
Ana Cristina, em vídeo divulgado pelo Fenerbahçe
A publicação foi feita em turco, assim como as legendas da declaração de Ana Cristina, que falou em inglês. Mesmo assim, a histórica central Eda Erdem, que está no Fenerbahçe desde 2008, fez questão de falar em português e ressaltar o sentimento de contar com Ana Cristina no time em que é capitã: “Nós também estamos muito felizes”.
Aos 38 anos, Eda Erdem segue em alto nível e é uma das atletas mais respeitadas do voleibol na atualidade. Capitã também da Turquia, a central de 1,88m de altura conquistou a prata no Mundial de 2025 e já levou a seleção a ouro (2023), prata (2018) e bronze (2021) na Liga das Nações de Vôlei.
Lesão de Ana Cristina
Ana Cristina se lesionou em 10 de julho, na vitória do Brasil sobre a França por 3 sets a 2, pela primeira rodada da terceira etapa da Liga das Nações. A jovem de 21 anos era a grande destaque da Seleção na época. Ela tinha anotado 167 pontos na VNL, números que a colocavam como a maior pontuadora do time e a 11ª do torneio.
Após a lesão, a ponteira foi submetida a uma cirurgia no menisco medial, que foi feita em meados de julho. A equipe médica optou pela sutura e, dias depois, ela iniciou o tratamento com a fisioterapia até voltar às quadras, no início de dezembro.