O Praia Clube segue em grande fase na Superliga Feminina de Vôlei. Na noite desta terça-feira (6/1), o time uberlandense venceu sem dificuldades o Brasília por 3 sets a 0 (25/21, 25/21 e 27/25) na primeira rodada do returno da competição, no Ginásio do Sesi em Taduatinga, cidade-satélite de Brasília.
A central praiana Gabi Martins foi a maior pontuadora da partida, com 16 pontos, ao lado da “xará” Gabi Carneiro, oposta do Brasília, que alcançou o mesmo número. A ponteira búlgara Maria Koleva – eleita a melhor jogadora em quadra – e a central Adenizia também chegaram aos dois dígitos de pontuação do lado uberlandense, com 10 bolas no chão cada.
Com o resultado, o Praia alcança a sétima vitória seguida na Superliga. Antes do recesso, havia derrotado Bauru, Sorocaba, Mackenzie, Barueri, Osasco e Tijuca. O desempenho recente na competição impressiona – foram 21 sets vendidos e apenas um perdido nesse intervalo de partidas. Nesse intervalo, contudo, a equipe disputou o Mundial de Clubes e ficou em quarto lugar, com derrotas por 3 sets a 0 para o Conegliano, da Itália, na fase de grupos, e para o Osasco na disputa do bronze.
A equipe aurinegra encosta no Minas, atual vice-líder da competição com 29 pontos, que foi atropelado pelo Mackenzie por 3 sets a 0 nesta terça. O time comandado pelo português Rui Moreira agora soma só dois a menos – 27. O primeiro colocado é o Flamengo, que tem 30 pontos e ainda joga na rodada – enfrenta o Barueri a partir das 21h, em Barueri.
O Brasília, por sua vez, terminará a rodada uma posição abaixo da que começou. A equipe do Centro-Oeste era a nona colocada, mas foi ultrapassada pelo Mackenzie e agora é a 10ª, com 11 pontos conquistados.
O jogo
Rui Moreira escalou o Praia Clube com Adenizia, Gabi Martins, Caffrey, Michelle Pavão, Macris e Morgahn Fingall. Já o técnico Spencer Lee levou o Brasília a quadra com Sarah, Lívia, Naiara, Karen, Gabi Carneiro, Ana Paula Nunes e Vi Maria.
O Praia Clueb teve início de jogo avassalador e emplacou “de cara” sete pontos seguidos para abrir 9 a 2. A vantagem chegou a ser de 10 pontos na reta final – 23 a 13 -, quando o Brasília ensaiou reação ao emplacar sequências de cinco e três bolas no chão consecutivas, diminuindo a diferença para três – 24 a 21. O time de Rui Moreira, entretanto, fechou em 25 a 21 com brilho da central Gabi Martins e da ponteira estadunidense Caffrey, com cinco pontos cada. A central Lívia foi a destaque do Brasília, com quatro pontos.
O Praia ensaiou repetir a sequência avassaladora no segundo set, abrindo 6 a 2 com quatro pontos seguidos. Contudo, o Brasília não demorou a reequilibrar a partida, que teve grande alternância no placar até a reta final. O que fez a diferença foi um desafio favorável às mineiras, que proporcionou vantagem de dois pontos após o Brasília buscar o empate – 22 a 20. Depois disso, duas defesas decisivas da líbero Natinha em contra-ataques culminaram em pontos da ponteira búlgara Maria Koleva, que entrou bem na partida no lugar de Caffrey, e o Praia venceu por 25 a 21.
O Brasília ensaiou início dominante no terceiro set, com quatro pontos seguidos logo no início – 4 a 2. O Praia, contudo, se recuperou rapidamente com sequência de cinco bolas no chão – 8 a 5 e, a partir daí, alternou momentos de dominância e boa margem com momentos em que o placar esteve mais equilibrado com o adversário. O Brasília chegou a buscar o empate três vezes seguidas em reta final eletrizante – 23 a 23, 24 a 24 e 25 a 25 -, mas o Praia fechou o jogo no terceiro match point: 27 a 25.