Algoz do Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 (disputados em 2021) e de Paris 2024, a ponteira estadunidense Jordan Larson anunciou nesta sexta-feira (9/1) a aposentadoria do vôlei profissional ao fim da temporada da League One Volleyball (LOVB).
Aos 39 anos, Larson atua pelo Nebraska, clube do qual é co-proprietária companheira da central brasileira Carolana e da ponteira holandesa Anne Bujis, ícones do Praia Clube. A temporada regular do campeonato, um dos principais torneios profissionais dos Estados Unidos – que teve a ponteira como uma das principais idealizadoras – , começou nessa quarta-feira (7/1) e vai até o dia 4 de abril.
“Vou ler isso (texto no celular), porque sei que me atrapalharia com as palavras, mas vou tentar superar isso, já li (o texto) provavelmente 10 vezes, então espero que não haja lágrimas”, iniciou Larson, em coletiva de imprensa. Na sequência, contudo, ela não se conteve e desabou em prantos.
“Esta temporada não é sobre o fim, é sobre celebrar o que fez essa jornada ser possível. Depois deste ano, vou me afastar do vôlei competitivo e, ao invés de encarar isso como a linha de chegada, quero passar esta temporada homenageando as pessoas, os lugares e os momentos que moldaram tudo isso. Desculpem (pausa a fala para chorar). Cada ginásio, camisa, time, técnica (o) e torcedor (a) teve seu papel, e este ano é a minha maneira de dizer obrigada. Tenho sido muito afortunada por disputar esse esporte com pessoas que me desafiaram, me empurraram, me apoiaram e acreditaram em algo maior que eu mesma.”
Jordan Larson
“Nada disso teria aconhecido comigo sozinha. Esta temporada é pelo trabalho compartilhado, pelas memórias e lições e pelo amor ao jogo, que tem sido constante desde o início. Então, quero que celebremos juntos uma temporada mais competindo, conectando-nos e aproveitando o quão especial esta caminhada tem sido. Grata por cada passo e pronta para mais um. É muito especial para mim estar em casa e poder fazer isso em frente a um estado que realmente ama o voleivol (Nebraska)”, prosseguiu a ponteira estadunidense.
“Isso não é sobre mim, houve muitos (as) ícones que vieram antes de mim e talvez não tenham tido o adeus adequado ao esporte. Isso é uma forma de estabelecer uma base para que outros possam seguí-la, caso se adequem.” finalizou.
A extensa lista de conquistas de Jordan Larson
- Campeã olímpica nos Jogos de Tóquio 2020, disputados em 2021, com vitória na final sobre o Brasil
- MVP da Olimpíada de Tóquio 2020, disputada em 2021
- Medalhista de prata na Olimpíada de Paris 2024 (com vitória sobre o Brasil na semifinal) e na de Londres 2012 (com derrota para o Brasil na final)
- Medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos Rio 2016′
- Campeã do Mundial de 2014
- Tricampeã da Liga das Nações – 2018, 2019 e 2021
- Tricampeã do Gran Prix – 2010, 2011 e 2015
- Bicampeã da Champions League Europeia – em 2013/14, pelo Dinamo Kazan, da Rússia; e em 2014/15, pelo Eczacıbaşı, da Turquia
- Bicampeã do Mundial de Clubes – 2015 e 2016, pelo Eczacıbaşı, da Turquia
- Campeã da Copa CEV de vôlei – 2017/18, pelo Eczacıbaşı, da Turquia