O início da Copa Brasil Masculina de Vôlei será nesta segunda-feira (26/1) com os confrontos das quartas de final e a supremacia de Minas Gerais chama a atenção. Equipes mineiras, o Cruzeiro busca o nono título da competição nacional de mata-mata, enquanto o atual campeão Minas disputa o tri do torneio e o Praia Clube quer a primeira conquista da história do projeto. Veja abaixo mais detalhes e onde assistir, data e horário dos jogos desta semana.
As quartas de final serão disputadas em jogos únicos entre segunda-feira (26/1) e quarta-feira (28/1). Esses duelos foram definidos por meio da classificação final do primeiro turno da Superliga, com os oito melhores times assegurando um lugar no torneio. Além de enfrentar adversários que teoricamente são menos poderosos, os quatro primeiros da primeira metade serão sede dessa primeira fase eliminatória.
Os classificados nas quartas de final garantirão vaga no Final Four da Copa Brasil, que ocorrerá, como de costume, em sede única. O Ginásio Moringão, em Londrina, no Paraná, será a sede da etapa decisiva do torneio. As semifinais do torneio masculino ocorrerão em 7 de março, sábado, e a final será disputada no domingo, 8 de março
Edição de 2026 da Copa Brasil Masculina de Vôlei
Líder da Superliga ao fim do primeiro turno, com 29 pontos e só um revés, o Campinas será o mandante do clássico com o Bauru, que terminou a primeira parte da liga em oitavo lugar – 15 pontos, cinco vitórias e seis derrotas.
Já o Cruzeiro, vice-líder da Superliga com os mesmos 29 pontos ao fim da primeira metade, mas com uma derrota a mais que os campineiros, receberá em terras mineiras o Guarulhos – sétimo colocado com 16 pontos, seis vitórias e cinco derrotas.
Na terceira colocação, com 23 pontos, o Praia Clube, que teve nove vitórias e duas derrotas, será o mandante do jogo contra o Suzano. A equipe paulista terminou o primeiro turno da Superliga em sexto lugar, com 17 pontos, cinco triunfos e seis resultados negativos.
Em quarta posição, o Minas, campeão da Copa Brasil passada, enfrentará o Goiás, em Belo Horizonte. A equipe mineira encerrou o primeiro turno com 19 pontos, nove vitórias e duas derrotas, enquanto o time goiano finalizou com 18, seis êxitos e cinco derrotas..
Além de Cruzeiro, Minas e Praia Clube, o estado mineiro tem Monte Carmelo e JF Vôlei como representantes na Superliga Masculina de Vôlei, porém as equipes terminaram a metade inicial da Superliga em 9º e 12º e ficaram fora da Copa Brasil.
Datas e horários da Copa Brasil Masculina de Vôlei
- Praia Clube x Suzano – 26 de janeiro (segunda-feira), às 20h, no UTC
- Campinas x Bauru – 27 de janeiro (terça-feira), às 18h30, no Taquaral
- Minas x Goiás – 28 de janeiro (quarta-feira), às 18h30, na Arena UniBH
- Cruzeiro x Guarulhos – 28 de janeiro (quarta-feira), às 20h, no Riachão
Onde assistir à Copa Brasil Masculina de Vôlei
Todos os duelos da Copa Brasil Masculina de Vôlei serão transmitidos por SporTV 2 (tv fechada) e Volleyball TV (streaming).
Domínio dos mineiros na Copa Brasil Masculina de Vôlei
A Copa Brasil Masculina de Vôlei começou a ser disputada em 2007, mas só se consolidou em 2014. Desde então, a competição nacional é disputada anualmente, e a edição de 2026 será a 14ª da história. E o domínio dos times de Minas Gerais é impressionante.
Das 14 vezes que a competição foi disputada, o título foi das equipes mineiras em 10 oportunidades. Bem isoladamente, o Cruzeiro é o maior campeão da Copa Brasil Masculina: são oito taças, com direito até a um tetracampeonato consecutivo entre 2018 e 2021. A última taça da equipe celeste foi em 2024, até porque a última edição foi conquistada pelo rival.
Enquanto a Raposa quer o eneacampeonato, o Minas deseja o bi seguido, o que significaria o terceiro da história do tradicional clube de Belo Horizonte. Além da taça no ano passado, o time da Rua da Bahia ganhou em 2022, ou seja, nas últimas quatro edições, ganhou duas e viu o Cruzeiro vencer em outras duas oportunidades.
A supremacia dos mineiros é vista também no jejum dos outros equipes no lugar mais alto do pódio. A derradeira vez em que um time que não é de Minas Gerais ergueu a taça da Copa Brasil Masculina de Vôlei foi em 2017, com o Taubaté – que é bicampeão. Já o Cimed é a única equipe que venceu o torneio só uma vez.
Outro mineiro na disputa, o Praia Clube busca o primeiro título da história do projeto que começou em 2024. Essa será a segunda Copa Brasil do time de Uberlândia – em 2025, caiu logo nas quartas de final.
Ranking de maiores campeões da Copa Brasil Masculina de Vôlei
- Cruzeiro – 8 títulos
- Minas – 2 títulos e 2 vices
- Taubaté – 2 títulos e 1 vice
- Cimed – 1 título
- Sesi – 4 vices
- Campinas – 3 vices
- São José, Guarulhos e Joinville – 1 vice
Vencedores ano a ano da Copa Brasil Masculina de Vôlei
- 2007 – Cimed
- 2014 – Cruzeiro
- 2015 – Taubaté
- 2016 – Cruzeiro
- 2017 – Taubaté
- 2018 – Cruzeiro
- 2019 – Cruzeiro
- 2020 – Cruzeiro
- 2021 – Cruzeiro
- 2022 – Minas
- 2023 – Cruzeiro
- 2024 – Cruzeiro
- 2025 – Minas