Thaísa destacou as ‘cicatrizes’ da Seleção Brasileira Feminina de Vôlei na campanha pelo tricampeonato olímpico. Depois da vitória nas quartas de final dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, nesta terça-feira (6/8), a central de 37 anos apontou que os recentes insucessos da equipe de José Roberto Guimarães serviram de aprendizado para o elenco.
“A derrota ensina muito mais que a vitória. A gente aprende muito quando dói. Tenho certeza que todas as derrotas, até mesmo quando eu não estava, doeram muito em todas elas. Estamos muito focadas. A gente sabe o que a gente quer. Acreditamos umas nas outras e no trabalho que está sendo feito. Sinto olho no olho e conexão o tempo inteiro”, iniciou Thaísa, em entrevista após a vitória por 3 a 0 sobre a República Dominicana.
Paris é a primeira Olimpíada de Thaísa desde o retorno à Seleção Brasileira. Ela voltou a ser convocada em 2023, depois de cinco anos de afastamento. No período em que ficou fora, a central viu o Brasil amargar a derrota para os Estados Unidos na final dos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2021, e passar em branco na Liga das Nações.
A bicampeã olímpica projetou as dificuldades na fase decisiva em Paris, mas ressaltou a confiança na força do Brasil na competição.
“Vai ter dificuldade, pois estamos em uma Olimpíada e não tem time bobo. É acreditar no trabalho e seguir firme no que estamos fazendo. Temos que respeitar a equipe do outro lado, mas focando no que estamos fazendo de bom, evoluindo mais e buscando a vitória”, concluiu Thaísa.
Campanha do Brasil em Paris 2024
A Seleção Brasileira tem campanha perfeita no vôlei feminino nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 até aqui. São quatro vitórias em quatro partidas. Na fase classificatória, o Brasil superou Quênia, Japão e Polônia – todos por 3 sets a 0. Nas quartas, eliminou a República Dominicana, também por 3 a 0.
Brasil na semifinal da Olimpíada de Paris
Com a vitória sobre a República Dominicana, o Brasil garantiu, ao menos, a disputa do bronze em Paris 2024 – caso não avance à final.
Na semifinal, o Brasil espera o vencedor do confronto entre Estados Unidos e Polônia, que se enfrentam nas quartas de final ainda nesta terça-feira, a partir das 12h (de Brasília), na mesma Arena Paris Sul 1.
Do outro lado da chave, a Turquia superou a China e está na semifinal. As turcas terão pela frente Itália ou Sérvia, que duelam a partir das 16h desta terça.
Quando será a semifinal?
As duas semifinais do vôlei feminino estão agendadas para esta quinta-feira (8/8). Um jogo será às 11h (de Brasília); o outro, às 15h. A organização da Olimpíada ainda não divulgou o horário exato de cada partida.