Sem perder um set sequer, a Seleção Brasileira Feminina de Vôlei avançou à semifinal dos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Nesta terça-feira (6/8), o Brasil carimbou a vaga com a vitória dominante sobre a República Dominicana, com parciais de 25/22, 25/13 e 25/17, nas quartas de final do torneio.
Apesar do 100% de aproveitamento na campanha pelo tricampeonato olímpico – quatro vitórias em quatro jogos -, o técnico José Roberto Guimarães alertou sobre os riscos e relembrou a vitória apertada no segundo set contra a Polônia
“A gente passou apertado contra a Polônia. O lado positivo daquele set de 38 a 36 é que a gente quase perdeu. A gente sentiu a dificuldade. A concentração que o time teve foi muito importante para não deixarmos que acontecesse essa derrota. Mas tivemos o quase. No quase, a aguinha bate na bunda. E isso é importante que aconteça”, iniciou Zé Roberto, em entrevista depois da vitória sobre as dominicanas.
Como necessidade de manter o foco do grupo na Olimpíada de Paris, o treinador também citou a experiência na Liga das Nações de Vôlei deste ano, quando o Brasil chegou invicto à semifinal, mas terminou a competição em quarto lugar – perdeu para Japão e Polônia.
“Não vamos esquecer que, há três semanas e meia, nós perdemos e voltamos para casa com um sentimento muito ruim de que faltou e que a gente precisava mais. Todo mundo ainda está machucado pelo que aconteceu. Fizemos esses quatro jogos e ganhamos, mas e os outros dois – a semifinal e a disputa do bronze na Liga das Nações – que nós perdemos? Por um lado positivo, isso foi importante. Sabemos o que estamos vivendo. O mais importante é que entramos na zona de medalha. Estamos vivos, e isso é muito importante neste momento”, concluiu.
Brasil na semifinal da Olimpíada de Paris
Com a vitória sobre a República Dominicana, o Brasil garantiu, ao menos, a disputa do bronze em Paris 2024 – caso não avance à final.
Na semifinal, o Brasil espera o vencedor do confronto entre Estados Unidos e Polônia, que se enfrentam nas quartas de final ainda nesta terça-feira, a partir das 12h (de Brasília), na mesma Arena Paris Sul 1.
Do outro lado da chave, a Turquia superou a China e está na semifinal. As turcas terão pela frente Itália ou Sérvia, que duelam a partir das 16h desta terça.
Quando será a semifinal?
As duas semifinais do vôlei feminino estão agendadas para esta quinta-feira (8/8). Um jogo será às 11h (de Brasília); o outro, às 15h. A organização da Olimpíada ainda não divulgou o horário exato de cada partida.