JOGOS OLÍMPICOS

Paris 2024: o ‘trauma’ que o Brasil precisa superar para ganhar ouro no vôlei feminino

Seleção Brasileira Feminina de Vôlei enfrentará os EUA na semifinal do torneio feminino de vôlei nesta quinta-feira (8/8)
Foto do autor
Compartilhe

Exatamente três anos depois, o reencontro. O Brasil encara os EUA nesta quinta-feira (8/8) pela semifinal do vôlei feminino da Olimpíada de Paris 2024. Para avançar, a Seleção Brasileira precisará superar um trauma.

Em 8 de agosto de 2021, Brasil e EUA se enfrentaram na final dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2021. As estadunidenses levaram a melhor. Com tranquilidade, venceram por 3 sets a 0 e celebraram o ouro na Arena Ariake.

A Seleção Brasileira amargou a medalha de prata. Nesta quinta-feira, 8 de agosto de 2024, exatamente três anos depois daquela derrota, a equipe busca a revanche. O jogo será às 11h (de Brasília), na Arena Paris Sul 1.

“A derrota ensina muito mais que a vitória. A gente aprende muito quando dói. Tenho certeza que todas as derrotas, até mesmo quando eu não estava, doeram muito em todas elas. Estamos muito focadas”, disse Thaisa, que não estava naquela decisão em Tóquio.

Já a capitã Gabi estava na derrota. “Não vou fazer muita análise técnica e tática, não. Os EUA, na última edição, a gente perdeu em Tóquio o nosso ouro. Energia e vontade de passar não faltam. Principalmente, pé no chão por saber que é uma equipe que já enfrentamos e nos trouxe dificuldades. É também uma grande favorita ao ouro olímpico. Mas nosso time, quando joga com agressividade, confiança e coragem, é completamente diferente. É o que a gente precisa buscar”, reiterou.

Fim do tabu

O Brasil ficou cinco anos – ou sete jogos – sem vencer os EUA no vôlei feminino. Entre essas partidas está a final em Tóquio.

Esse tabu caiu em 17 de maio de 2024, no confronto mais recente entre as equipes. A Seleção Brasileira venceu por 3 a 1 no Maracanãzinho, pela primeira fase da Liga das Nações (VNL).

Compartilhe