Duda e a mineira Ana Patrícia chegaram ao Estádio Torre Eiffel leves nesta sexta-feira (9/8). Nem parecia que disputariam uma final olímpica dali a menos de duas horas e meia. Tiraram fotos, sorriram e aproveitaram o momento. Quando a bola enfim subiu, a dupla brasileira refletiu na areia o que aparentavam na preparação. Tranquilas e confiantes, venceram uma duríssima batalha contra as canadenses Melissa Humana-Paredes e Brandie Wilkerson por 2 sets a 1 (26/24, 12/21 e 15/10) e conquistaram a tão sonhada medalha de ouro no vôlei de praia nos Jogos de Paris 2024.
O triunfo na mais emblemática arena desta Olimpíada, aos pés da Torre, resgata o histórico vitorioso do Brasil na modalidade. O país é o que mais conquistou medalhas desde Atlanta 1996, quando o vôlei de praia entrou no cronograma olímpico. A única vez que nenhuma dupla brasileira subiu ao pódio foi em Tóquio 2020.
Agora, são 14 medalhas do Brasil: quatro de ouro, sete de prata e três de bronze. O segundo colocado do ranking são os EUA, com 11 pódios: sete ouros, duas pratas e dois bronzes. Em Paris 2024, nenhum estadunidense foi laureado – é a primeira vez na história que isso ocorre.
O jogo
A partida começou complicada para as brasileiras. Neste início, a estratégia canadense ficou muito clara: sacar em Duda e evitar que Ana Patrícia, uma das melhores do mundo no ataque, conseguisse virar bolas. Deu certo, e Melissa/Brandie abriram uma vantagem importante.
Mas ainda havia tempo para uma reviravolta. Aos poucos, ponto a ponto, a dupla do Brasil se recolocou no set – inclusive com jogadas plásticas, como uma cabeçada de Ana Patrícia, que levantou a metade brasileira das arquibancadas. Em uma disputa equilibradíssima, uma linda manchete de Duda fechou o set em 26 a 24.
O segundo set já começou equilibrado, com as duplas se alternando na liderança do placar. As canadenses conseguiram se desgarrar e abrir sete pontos quando as brasileiras passaram a errar mais. No fim, derrota de Duda e Ana Patrícia por 21 a 12.
As brasileiras voltaram ligadas para o terceiro set, mais curto. Logo, abriram cinco pontos. Durante o set, uma discussão entre Ana Patrícia e Brendie rendeu cartões amarelos e aumentou o volume na arena – momento interrompido quando o DJ tocou ‘Imagine’, de John Lennon, música que simboliza a paz. Após a pausa, as brasileiras conseguiram recuperar o ritmo: 15 a 10 e medalha de ouro!
Países com medalhas no vôlei de praia em Olimpíadas
- Brasil – 14 medalhas (4 ouros, 7 pratas e 3 bronzes)
- EUA – 11 medalhas (7 ouros, 2 pratas e 2 bronzes)
- Alemanha – 4 medalhas (2 ouros, 1 bronze e 1 medalha sem cor definida [ouro ou prata no masculino em Paris 2024])
- Austrália – 3 medalhas (1 ouro, 1 prata e 1 bronze)
- Suíça – 3 medalhas (3 bronzes)
- China – 2 medalhas (1 prata e 1 bronze)
- Canadá – 2 medalhas (1 prata e 1 bronze)
- Noruega – 1 medalha (ouro)
- Suécia – 1 medalha (ouro ou prata no masculino em Paris 2024)
- Espanha – 1 medalha (prata)
- Rússia – 1 medalha (prata)
- Itália – 1 medalha (prata)
- Catar – 1 medalha (bronze)
- Holanda – 1 medalha (bronze)
- Letônia – 1 medalha (bronze)
Duda e Ana Patrícia em Paris 2024
A medalha de ouro coroa a campanha perfeita de Duda e Ana Patrícia no vôlei de praia: sete vitórias em sete jogos. Dupla número 1 do ranking mundial, as brasileiras chegaram a Paris como favoritas ao pódio. E confirmaram as expectativas.
Campanha de Duda e Ana Patrícia em Paris 2024
- Duda/Ana Patrícia 2 x 0 Marwa/Elghobashy (Egito) – Grupo A
- Duda/Ana Patrícia 2 x 0 Liliana/Paula (Espanha) – Grupo A
- Duda/Ana Patrícia 2 x 0 Gottardi/Menegatti (Itália) – Grupo A
- Duda/Ana Patrícia 2 x 0 Akiko/Ishii (Japão) – Oitavas de final
- Duda/Ana Patrícia 2 x 0 Tina/Anastasija (Letônia) – Quartas de final
- Duda/Ana Patrícia 2 x 1 Mariafe/Clancy (Austrália) – Semifinal
- Duda/Ana Patrícia 2 x 1 Melissa/Brandie – Final