JOGOS OLÍMPICOS

Paris 2024: Brasil bate a Turquia e conquista o bronze no vôlei feminino

Sexta medalha olímpica do vôlei feminino veio após a vitória por 3 sets a 1 em cima da Turquia, na Arena Paris Sul 1
Foto do autor
Compartilhe

Vai ter pódio brasileiro no vôlei sim! Após o gosto amargo da derrota para os Estados Unidos na semifinal, as jogadoras da Seleção Brasileira Feminina de Vôlei encontraram a luz na disputa pelo bronze. E a conquista da medalha nos Jogos Olímpicos de Paris veio neste sábado (10/8), na Arena Paris Sul 1.

Treinadas por Zé Roberto Guimarães, as brasileiras venceram a Turquia por 3 sets a 1 e garantiram mais uma medalha olímpica para o país. Essa foi a quinta do vôlei feminino nas Olimpíadas. Agora, são duas de ouro (Pequim 2008 e Londres 2012), uma de prata (Tóquio 2020) e três de bronze (Atlanta 1996 e Sidney 2000).

Brasil na frente

O Brasil começou o jogo com Roberta, Rosamaria, Gabi, Ana Cristina, Thaisa, Carolana e Nyeme. Do outro lado, a Turquia foi para quadra com Elif Sahin, Melissa Vargas, M. Ismailoglu, D. Cebecioglu, Asli Kalaç, Eda Erdem e Gizem Örge.

Treinadas por Daniele Santarelli, as turcas abriram 3 a 0. O Brasil não deixou barato e virou a partida, abrindo quatro pontos. A Turquia pediu tempo técnico e, na volta, foi pra cima para tirar a diferença e assumir a frente do placar novamente.

Depois disso, a partida ficou lá e cá, ponto a ponto. Thaisa chamou a responsabilidade e abriu vantagem brasileira no placar. Aí só deu Brasil: set brasileiro por 25 a 21.

O segundo set começou equilibrado. Mais uma vez, o jogo ganhou grandes rallies e uma disputa “lá e cá”. O empate, inclusive, esteve no placar por diversas vezes. A Turquia, no entanto, aproveitou-se de alguns erros brasileiros e bloqueios para abrir pequena vantagem.

Querendo muito o bronze, o Brasil foi buscar de novo, e virou já quase no fim do set. Ana Cristina bateu no peito e fez a diferença, bloqueando e colocando energia em quadra. Do outro lado, a Turquia também aproveitou do bloqueio para retomar a frente e deixar a disputa final do set ainda mais emocionante.

Com set point para as turcas, Zé Roberto pediu desafio para acalmar o jogo e conversar com a equipe. Funcionou! Na volta, Brasil no jogo para mudar o set point de lado. E foi do Brasil: 27 a 25 para fazer 2 sets a 0!

Para dar emoção

A premissa da partida se manteve no terceiro set: jogo acirrado e ponto a ponto. O Brasil esteve na frente do marcador, ainda que sem vantagem clara no placar. Só que Turquia se aproveitou de erros brasileiros e passou na frente, além de abrir distância.

Com o ponto para fechar o set, a Turquia viu o Brasil chegar e lutar. Não à toa, após as brasileiras salvarem dois sets points, o técnico da Turquia pediu tempo. Não deu mais para segurar e set turco: 25 a 22.

No último set, o Brasil dominou a Turquia. Thaisa fez o último ponto para colocar o 25 a 15 no placar e garantir o bronze.

Compartilhe