JOGOS OLÍMPICOS

Vôlei masculino: Brasil peca em momentos decisivos e perde na estreia em Paris 2024

Seleção Brasileira levou 3 sets a 1 da Itália neste sábado (27/7), na South Paris Arena 1, pela primeira rodada da Olimpíada
Foto do autor
Compartilhe

Diante de um ginásio lotado e majoritariamente verde e amarelo, a Seleção Brasileira Masculina de Vôlei jogou bem e rivalizou com a campeã mundial Itália na estreia nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Mas não foi suficiente para vencer. Nesta sexta-feira (27/7), o Brasil perdeu por 3 sets a 1 (23/25, 25/27, 25/17 e 21/25) em um jogo parelho pelo Grupo B, na South Paris Arena 1.

A equipe comandada pelo técnico Bernardinho contou com um Darlan inspirado para equilibrar a partida diante dos italianos e reger a torcida na arquibancada. Com 25 pontos, o oposto foi o maior pontuador do jogo. Do lado italiano, Yuri Romano fez a diferença, com 20 pontos.

Faltou ao Brasil poder de decisão nos momentos mais importantes dos sets que perdeu. As parciais equilibradas mostram o bom desempenho brasileiro diante de um forte rival. Mas, na ‘hora H’, os italianos foram melhores.

Situação do Brasil

O Brasil volta à quadra na próxima quarta-feira (31/7), às 4h (de Brasília), contra a forte seleção da Polônia – atual vice-campeã mundial e terceira colocada na Liga das Nações.

Vencer é fundamental para lutar pela vaga nas quartas de final. Nos Jogos Olímpicos, as 12 seleções estão divididas em três grupos de quatro. As duas primeiras de cada chave e as duas melhores terceiras colocadas se classificam ao mata-mata.

O jogo

O Brasil ficou à frente do placar ao longo de quase todo o primeiro set. Ofensivamente, Darlan conduziu o time, com sete pontos. Porém, na reta final, a Itália virou o jogo e fechou a parcial em 25 a 23 após um bloqueio triplo – fundamento decisivo no andamento da partida.

Já no segundo set, a história foi quase a oposta. Quase… A Itália foi dominante na maior parte da parcial e errou menos. Mas, no fim, o Brasil emendou quatro pontos numa sequência de saques táticos de Flávio e passou à frente. Contudo, os italianos foram mais eficientes no momento decisivo e fizeram 27 a 25.

No terceiro set, um passeio brasileiro – acompanhado pelo aumento no volume nas arquibancadas. O bloqueio italiano parou de funcionar, e a Seleção contou com um ataque inspirado (na dobradinha Leal-Darlan) para vencer por 25 a 17.

A quarta parcial foi de domínio italiano do começo ao fim. Apesar de momentos de equilíbrio, os italianos contaram com Yuri Romano para vencer por 25 a 21 e fechar o jogo.

Próximos jogos do Brasil no vôlei masculino

  • Brasil x Polônia – 31/7 (quarta-feira), às 4h (de Brasília)
  • Brasil x Egito – 2/8 (sexta-feira), às 8h (de Brasília)
Compartilhe