A Seleção Brasileira Feminina de Vôlei estreia no Grupo B da Olimpíada de Paris 2024 nesta segunda-feira (29/7), diante do Quênia. A bola sobe na Arena Paris Sul às 8h. Veja onde assistir ao vivo e mais informações.
O Brasil dá início à trajetória nesta edição dos Jogos Olímpicos com grande objetivo: conquistar o terceiro ouro olímpico da história. É, inclusive, um dos favoritos para vencer a requisitada medalha.
O caminho é composto por etapas. Primeiro, é preciso se classificar ao mata-mata. Para isso, ainda enfrentará, na fase de grupos, Japão (1º/8, às 8h) e Polônia (4/8, às 16h).
Vôlei em Paris 2024
Diferentemente das outras edições, em Paris 2024, as 12 seleções classificadas foram divididas em três grupos com quatro cada. As duas primeiras de cada chave e as duas melhores terceiras colocadas geral avançam às quartas de final. No Grupo A, estão China, França, Sérvia e Estados Unidos. No B, aparecem Brasil, Quênia, Japão e Polônia. Por fim, Itália, República Dominicana, Holanda e Turquia integram o Grupo C.
- Leia também: Rebeca Andrade, Júlia Soares e mais: veja as finais do Brasil na ginástica artística em Paris 2024
Brasil x Quênia: onde assistir
Opções para os voleifãs assistirem à estreia da Seleção Brasileira Feminina de Vôlei na Olimpíada de Paris não faltam. Na TV aberta, a Globo transmitirá o confronto. Na TV fechada, o SporTV veiculará a partida. No Youtube, a exibição fica por conta da CazéTV.
Convocação da Seleção Brasileira para Paris 2024
José Roberto Guimarães, treinador da Seleção Brasileira há 21 anos, selecionou as seguintes atletas para a disputa da Olimpíada de Paris 2024:
- Levantadoras: Macris e Roberta
- Ponteiras: Gabriela Guimarães, Ana Cristina e Júlia Bergmann
- Centrais: Carol, Thaísa e Diana
- Opostas: Lorenne, Rosamaria e Tainara
- Líbero: Nyeme
A líbero Natinha, do Praia Clube, é a 13ª jogadora. Ou seja, ela está liberada para assistir aos jogos e a participar dos treinos, mas só poderá atuar caso alguma companheira seja cortada por lesão. De forma inédita em Olimpíada, a Federação Internacional de Vôlei (FIVB) autorizou que as seleções inscrevam essa suplente.
- Leia também: Paris 2024: Rayssa Leal revela que quer competir em mais uma modalidade na próxima Olimpíada
Próximos jogos da Seleção Brasileira Feminina de Vôlei
- Brasil x Japão – 1º/8 (quinta-feira) – 8h – Arena Paris Sul
- Brasil x Polônia – 4/8 (domingo) – 16h – Arena Paris Sul
Datas do mata-mata
- 6/8 – quartas de final
- 8/8 – semifinais
- 10/8 – disputa pelo bronze
- 11/8 – final