A situação da Seleção Brasileira Masculina de Vôlei na Olimpíada de Paris 2024 não é confortável. Pelo contrário. Os comandados pelo técnico Bernardinho perderam os dois confrontos que disputaram e, agora, para se classificaram ao mata-mata, precisam vencer a última partida e torcer por resultados nas outras chaves.
Na terceira colocação do Grupo B, o Brasil tem apenas um ponto – conquistado nesta quarta-feira (31/7), na derrota por 3 sets a 2 para a Polônia. Na primeira partida, contra a Itália, também perdeu, mas sequer pontuou (3 sets a 1).
A Itália é líder da chave, com seis pontos. Logo atrás está a Polônia, com cinco. O Egito, também derrotado duas vezes, fecha o grupo. Desta forma, mesmo se vencer a última partida, marcada para esta sexta-feira (2/8), às 13h, o Brasil não tem chances de alcançar a segunda posição e só pode se classificar como um dos dois melhores terceiros colocados. Além de triunfar por 3 sets a 1 ou 3 sets a 1, precisa torcer para que pelo menos um dos outros terceiros pontue menos.
No Grupo A, a Sérvia ocupa a terceira colocação, com um ponto. Se vencer o Canadá no sábado (4/8), às 16h, pela última rodada, alcança os quatro tentos também desejados pela Seleção Brasileira.
No Grupo C, a situação está mais indefinida, já que Japão e Argentina, em terceiro e quarto lugares, respectivamente, só entraram em quadra uma vez e somaram um ponto. Os Estados Unidos lideram, com cinco tentos A Alemanha, com três, é a vice líder.
Grupo A
- Eslovênia – seis pontos, duas vitórias
- França – cinco pontos, duas vitórias
- Sérvia – um ponto, duas derrotas
- Canadá – zero ponto, duas derrotas
Grupo B
- Itália – seis pontos, duas vitórias
- Polônia – cinco pontos, duas vitórias
- Brasil – um ponto, duas derrotas
- Egito – zero ponto, duas derrotas
Grupo C
- Estados Unidos – cinco pontos, duas vitórias
- Alemanha – três pontos, uma vitória
- Japão – um ponto, uma derrota
- Argentina – zero ponto, uma derrota
Jogos restantes do vôlei masculino em Paris 2024
Grupo A
- França x Eslovênia – 2/8 (sexta-feira) – 12h
- Canadá x Sérvia – 3/8 (sábado) – 16h
Grupo B
- Brasil x Egito – 2/8 (sexta-feira) – 8h
- Polônia x Itália – 3/8 (sábado) – 12h
Grupo C
- Japão x Argentina – 31/7 (quarta-feira) – 8h
- Argentina x Alemanha – 25/8 (sexta-feira) – 4h
- Japão x Estados Unidos – 2/8 (sexta-feira) – 16h