JOGOS OLÍMPICOS

Veja os possíveis adversários do Brasil no vôlei masculino nas quartas em Paris 2024

Seleção Brasileira Masculina de Vôlei se classificou às quartas de final da Olimpíada de Paris 2024 ao vencer o Egito por 3 sets a 0, nesta sexta-feira (2/8), na Arena Paris Sul
Foto do autor
Foto do autor
Compartilhe

No sufoco, a Seleção Brasileira Masculina de Vôlei se classificou às quartas de final da Olimpíada de Paris 2024. O triunfo diante do Egito por 3 sets a 0, nesta sexta-feira (2/8), na Arena Paris Sul, possibilitou o avanço. Veja, a seguir, quais os possíveis adversários da equipe nacional na próxima fase.

No chaveamento olímpico, a melhor seleção encara a oitava, a segunda colocada enfrenta a sétima, a terceira mede forças com a sexta e a quarta duela com a quinta.

Por ter perdido as duas primeiras partidas, contra Itália e Polônia, o Brasil se classificou na terceira colocação do Grupo B, com quatro pontos, seis sets ganhos e seis perdidos. A posição final depende das partidas a serem jogadas neste sábado (3/8). Caso permaneça com a oitava melhor campanha, nas quartas de final, enfrentará a equipe que se classificar em primeiro. Medirá forças com o time com a segunda melhor campanha se avançar em sétimo. Como restam quatro partidas para que a fase de grupos acabe, o adversário da Seleção Brasileira ainda não está definido.

Eslovênia e Itália são os grandes candidatos a terminarem a etapa classificatório na primeira e na segunda colocação – não necessariamente nesta ordem. França, Polônia e Estados Unidos também estão na jogada.

Possíveis adversários do Brasil

Pela última rodada do Grupo A, Eslovênia e França medirão forças nesta sexta-feira (2/8), às 12h. Os Estados Unidos encerram a participação na fase de grupos também nesta sexta-feira (2/8), às 16h. Pela terceira rodada do Grupo B, Itália e Polônia se encaram neste sábado (3/8), a partir das 12h.

Se Eslovênia e Itália vencerem por 3 a 0 ou 3 a 1, somam três pontos e vão a nove. Com o mesmo número de pontos e vitórias, o critério de desempate na definição da melhor campanha passa a ser o set ratio, ou seja, a divisão entre sets vencidos e sets perdidos. Se perderem, mas pontuarem, empatam com França e Polônia, segundos colocados dos respectivos grupos – o critério de desempate é o mesmo.

França e Polônia podem alcançar oito pontos se vencerem por 3 sets a 0 ou 3 sets a 1. Se as duas seleções conquistarem três pontos, ‘brigam’ entre si nos critérios de desempate pela primeira posição. Caso Eslovênia ou Itália vençam sem perder dois sets, as chances de França e Polônia encerrarem a etapa como melhores acaba.

Os EUA podem atingir no máximo oito pontos em caso de vitória sobre o Japão. Sendo assim, precisa que Eslovênia ou Itália não somem três pontos para terminar em primeiro.

As possibilidades de resultados são muitas. Fato é que o Brasil terminará a fase classificatória em sétimo ou oitavo e enfrentará, respectivamente, a segunda ou a primeira melhor equipe. As seleções mencionadas anteriormente são as possíveis adversárias nas quartas de final.

Grupos do vôlei masculino em Paris 2024

Grupo A

  1. Eslovênia – seis pontos – duas vitórias – set ratio: 6
  2. França – cinco pontos – duas vitórias – set ratio: 3
  3. Sérvia – um ponto – zero vitória – set ratio: 0,333
  4. Canadá – zero ponto – zero vitória – set ratio: 0,167

Grupo B

  1. Itália – seis pontos – duas vitórias – set ratio: 6
  2. Polônia – cinco pontos – duas vitórias – set ratio: 3
  3. Brasil – um ponto – zero vitória – set ratio: 0,5
  4. Egito – zero ponto – zero vitória – set ratio: 0

Grupo C

  1. Alemanha – seis pontos – duas vitórias – set ratio: 1,6
  2. Estados Unidos – cinco pontos – duas vitórias – set ratio: 3
  3. Japão – quatro pontos – uma vitória – set ratio: 1,25
  4. Argentina – zero ponto – zero vitória – set ratio: 0,111
Compartilhe