VÔLEI

Vôlei: Brasília admite frustração com ausência em Paris 2024 e fala sobre falta de liderança

Levantador do Cruzeiro fala sobre decepção por não ser convocado para Olímpiada de 2024 e diz: 'É preciso buscar novos líderes'

Foto do autor
Foto do autor
Compartilhe
google-news-logo

Em entrevista exclusiva ao No Ataque, o levantador do Cruzeiro, Matheus Brasília, admitiu frustração com a não convocação para a Olimpíada de Paris 2024 e falou sobre o momento atual da Seleção Brasileira. Ouro nos Jogos Pan-Americanos de 2023, ele se destaca no cenário mundial do vôlei há alguns anos. Ainda, é o principal nome para assumir a posição no time brasileiro, que passa por reformulação para voltar ao topo.

Brasília foi eleito, em 2023, o melhor levantador da Superliga Masculina de Vôlei, da Copa Pan-Americana e dos Jogos Pan-Americanos de Santiago. Mesmo assim, não foi escolhido para defender a camisa amarela na competição mais importante do esporte mundial.

No grupo que disputou a Olimpíada de 2024, perdeu lugar para os tradicionalmente convocados Bruninho (titular e capitão da Seleção nos últimos anos) e Cachopa (reserva). Diante da situação, externou o sentimento de ficar de fora.

“O objetivo de qualquer atleta é disputar uma Olimpíada. A frustração existe, acho que tem que existir. Você tem que querer, você tem que buscar disputar uma Olimpíada e, quando não atinge seus objetivos, você fica frustrado. Mas não é frustração no sentido de vitimismo. É aquela frustração de ‘eu quero atingir esse objetivo, eu quero isso’”

Matheus Brasília em entrevista ao No Ataque

O levantador reconheceu se tratar de fase e demonstrou tranquilidade ao lidar com a situação: “Acho que tudo tem o seu momento. Acho que talvez não estava preparado naquela hora”.

Antes titular absoluto, o levantador Bruninho se aposentou da Seleção, abrindo espaço para a titularidade de Cachopa. Apesar disso, Brasília garante manter a vontade e esforço para buscar seu espaço, ainda que ciente dos grandes atletas que também almejam vaga na equipe nacional: “Estou buscando meu espaço… Fazendo a minha parte para buscar o meu objetivo”.

O jogador do Cruzeiro não hesitou em revelar o maior desejo da carreira: “Ser campeão olímpico, não tem como fugir disso. Olimpíada é o sonho”.

Nova fase da Seleção Brasileira de Vôlei?

A Seleção Brasileira passa por reformulação após a saída de nomes e lideranças importantes do elenco: o levantador Bruninho, o central Lucão, o oposto Wallace e o ponteiro Yoandy Leal. Diante disso, o técnico Bernardinho vem enfrentando dificuldades, como a ausência no pódio das principais competições. Brasília destaca o que acredita faltar para que essa retomada aconteça. 

“A equipe pede lideranças como Bruninho e Lucão. É preciso buscar novos líderes, buscar novas referências para a Seleção”

Matheus Brasília, levantador do Cruzeiro

Apesar de reconhecer o momento ruim, Brasília falou sobre a necessidade de ter tranquilidade e paciência, visto que a Seleção agora trabalha com novas peças: “Acho que é um grupo novo sendo montado, um grupo que tem pouco tempo de quadra, pouca experiência em jogos internacionais”.

O levantador entende que o vôlei não é mais o mesmo, citando uma nova realidade da modalidade: “A gente tem que ter um pouco de paciência e entender que o voleibol teve uma globalização. O equilíbrio é maior hoje. Tem ao mínimo sete equipes com a capacidade de estar em finais, buscar títulos”.

Sequência negativa da Seleção Brasileira Masculina de Vôlei

A Seleção foi ouro nas Olimpíadas de 2004 e 2016, e prata em 2008 e 2012. Nas duas últimas Olimpíadas não configurou no pódio – em Paris 2024 nem sequer chegou às semifinais. 

Antes das sequências negativas, o Brasil não tinha subido ao pódio no século 21 apenas uma vez – em Sidney 2000.

No Mundial de 2022, o país terminou em terceiro lugar, e na Liga das Nações de 2024, caiu nas quartas de final para a Polônia.

Convocados da Seleção para a Olimpíadas de Paris 2024 

  • Levantadores: Bruninho e Cachopa
  • Ponteiros: Adriano, Leal, Lukas Bergmann, Lucarelli e Honorato (13° jogador – em caso de lesão)
  • Opostos: Alan e Darlan
  • Centrais: Isac, Flávio e Lucão
  • Líbero: Thales

Conquistas de Matheus Brasília pelo Cruzeiro

  • Campeão do Mineiro 2024
  • Campeão da Supercopa 2024
  • Campeão do Mundial de Clubes 2024
  • Campeão Sul-Americano de Clubes 2025
  • Campeão da Superliga 2024/2025
  • Campeão do Mineiro 2025
  • Campeão da Supercopa 2025

Premiações individuais de Matheus Brasília na carreira

  • Melhor levantador da Superliga 2022/23 e 2024/25
  • Melhor levantador do Mundial de Clubes 2024
  • Melhor levantador do Sul-Americano 2025
  • Melhor levantador da Copa Pan-Americana de 2023
  • Melhor levantador dos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023
Compartilhe
google-news-logo