
A história de Hélia Rogério de Souza poderia ter sido diferente. Consequentemente, do vôlei brasileiro também. Porém, a ideia de ser freira de Fofão, como é conhecida a histórica levantadora do Brasil, ficou apenas na infância, e ela foi a capitã da primeira conquista olímpica do vôlei feminino brasileiro em Pequim 2008.
Em entrevista ao podcast Basticast, Fofão falou sobre esse “interesse” em se tornar freira enquanto criança. A ex-atleta e agora técnica de vôlei se divertiu com a lembrança e agradeceu a mãe por não a incentivar a ir ao caminho religioso, “permitindo” que ela se tornasse uma esportista tão vitoriosa.
“Quando eu era mais nova, me achava muito esquisita, muita timidez. Eu não me achava uma criança igual as outras que brincavam. Então, eu falei assim: ‘Acho que eu tenho algum problema’. Eu falei pra minha mãe assim: ‘Mãe, eu quero ser freira’. Porque, na minha cabeça eu tinha algum problema. Pensei: ‘Pelo menos vou ser freira e acabo com essa história toda'”
Fofão, medalhista olímpica em três edições de Olimpíada
“Minha mãe olhou pra mim e virou a cara. Hoje, eu falo: ‘Graças a Deus que a senhora não incentivou’. Mas assim, na minha cabeça eu seria uma freira. Não sei se teria vôlei lá [risos]. Graças a Deus, minha mãe não deu bola pra mim [risos]”, concluiu Fofão.

Fofão como jogadora de vôlei
Fofão marcou seu nome na história do vôlei como jogadora: foram 340 partidas pela Seleção Brasileira Feminina de Vôlei e cinco participações em Jogos Olímpicos – entre 1992 e 2008 -, tendo conquistado três medalhas.
A ex-levantadora é, ao lado de Thaisa, as mulheres com mais conquistas olímpicas do vôlei brasileiro: bronze em Atlanta 1996 e em Sydney 2000 e ouro em Pequim 2008.
Por clubes, ela passou por quatro temporadas entre 1999 e 2003 em Belo Horizonte, quando atuou pelo Minas. Uma das seis edições de Superliga que Fofão conquistou foi justamente em 2001/02 pelo clube da Rua da Bahia – as outras conquistas foram pelo São Caetano (1991/92), São Bernardo (1998/99) e Rio de Janeiro (2012/13, 2013/14 e 2014/15).