PAN-AMERICANO

Vôlei: Brasil supera Cuba com tranquilidade e estreia com vitória no Pan de Santiago

Seleção Brasileira Feminina de Vôlei venceu cubanas por 3 sets a 0; próximo confronto é com a Argentina, neste domingo (22/10)
Foto do autor
Compartilhe

A Seleção Brasileira Feminina de Vôlei estreou com vitória nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile. Neste sábado (21/10), o Brasil venceu Cuba com tranquilidade por 3 sets a 0, com parciais 25/14, 25/16 e 25/14.

As brasileiras estão no Grupo A, formado ainda por Cuba, Argentina e Porto Rico. O primeiro colocado avança à semifinal. O segundo e o terceiro disputam as quartas de final contra os mesmos colocados do Grupo B, composto por Colômbia, Chile, México e República Dominicana.

Leia também:

O jogo

O Brasil venceu o duelo com tranquilidade, se impondo ao longo de todo o confronto. No primeiro set, manteve a frente no placar desde o início e fechou o set com muita vantagem: 25 a 14.

No set seguinte, a premissa foi a mesma e as brasileiras venceram por 25 a 16.

O terceiro e decisivo set não foi diferente. Mas, com um pouco mais dificuldade. Pela primeira vez, Cuba conseguiu assumir a frente mínima do placar, se aproveitando dos erros brasileiros. A partir de então, equilibrou as forças.

No entanto, o Brasil não deixou por menos e ponto a ponto retomou a frente, abrindo boa vantagem. Foi assim até o fim, fechando o jogo com mais um 25 a 14.

Destaques do jogo

Sabrina Machado foi o grande nome do Brasil no jogo, com 14 pontos, dois deles de saque. Yalain De La Peña fez nove pontos e foi o destaque de Cuba.

Em busca do ouro

Atualmente, Cuba lidera o quadro geral de medalhas do vôlei, entre homens e mulheres. Em seguida, está o Brasil.

  • 1 – Cuba (13 ouros, oito pratas e quatro bronzes);
  • 2 – Brasil (oito ouros, 10 pratas e sete bronzes);
  • 3 – Estados Unidos (seis ouros, no pratas e cinco bronzes);
  • 4 – Argentina (três ouros e cinco bronzes);
  • 5 – República Dominicana (dois ouros e um bronze).

A Seleção Brasileira Feminina já conquistou quatro ouros, três pratas e dois bronzes no Pan-Americano. A última medalha dourada foi obtida em 2011, em confronto contra Cuba.

Na última edição, em Lima 2019, O Brasil não subiu ao pódio. Naquela oportunidade, perdeu a briga pelo bronze para a Argentina.

Próximos jogos do Brasil no Pan-Americano

Compartilhe