Uma das revelações do voleibol nacional, a ponteira Helena Wank, de 1,99m, chamou a atenção de quem assistiu à vitória da Seleção Brasileira sobre Porto Rico, por 3 sets a 0, nesta segunda-feira (23/10). Com o triunfo, o Brasil avançou à semifinal do Pan-Americano de Santiago.
Aos 18 anos, Wank tem a primeira experiência da carreira com a seleção principal. Na partida contra as porto-riquenhas, ela marcou seis pontos, sendo quatro de ataque e dois de bloqueio.
Quem é Helena Wank?
Natural de Joinville, em Santa Catarina, Helena Wank é ponteira do Flamengo e da Seleção Brasileira. Recentemente, foi destaque na campanha que garantiu o terceiro lugar para a seleção feminina sub-21 no mundial da categoria, disputado em agosto, no México.
Em 2020, ela havia conquistado o ouro no Sul-Americano Sub-20 – torneio em que foi eleita a melhor ponteira e melhor jogadora.
No começo de setembro, Helena teve que passar por uma cirurgia no coração. Os médicos do Flamengo constataram comunicação interatrial do tipo Ostium Secundum no órgão da atleta.
A lesão, que é considerada simples, não foi impeditivo para que ela estivesse no Pan-Americano.
“A minha cirurgia foi simples e rápida. Fiquei cinco dias em repouso e a minha recuperação durou 15 dias, onde tive todo o suporte da comissão técnica do Flamengo. O Marco, preparador físico, me ajudou muito nesse processo pós-cirurgia e agora já estou 100% para jogar”, disse a atleta.
A temporada 2023/2024 será a segunda da ponteira na Superliga Feminina.
Informações da atleta
- Nome: Helena Wank
- Nascimento: 11/02/2005 (18 anos)
- Altura: 1,99m
- Posição: ponteira
- Clubes: Flamengo e Seleção Brasileira