JOGOS PAN-AMERICANOS

Vôlei feminino: Seleção Brasileira projeta semifinal do Pan

Seleção venceu Cuba, Argentina e Porto Rico no Grupo A da competição e avançou diretamente para as semifinais
Foto do autor
Compartilhe

Com 100% de aproveitamento na primeira fase, o Brasil avançou diretamente à semifinal dos Jogos Pan-Americanos. No Grupo A da competição, a Seleção venceu Cuba, Argentina e Porto Rico pelo placar de 3 sets a 0. Jogadoras e comissão técnica comentaram a trajetória na busca pela medalha de ouro em Santiago, no Chile.

O técnico Paulo Coco, que dirige o Brasil no Pan, ressaltou a importância do torneio para as atletas mais jovens. Da lista de convocadas, 11 são estreantes, com destaque para a ponteira Helena Wank, de 18 anos, e a central Luzia, de 19. As atletas medem, respectivamente, 1,99m e 1,97m.

“Primeira etapa concluída e bem concluída. A equipe demonstrou uma boa postura nos três jogos. É um time muito jovem, 11 jogadoras que não tinham disputado o Pan, uma experiência muito nova, e elas estão aproveitando muito bem. A primeira fase foi muito bem-feita, e agora é concentrar para a semifinal”, destacou Paulo Coco.

Sabrina, que atua tanto como ponteira quanto na função de oposta, vem se destacando nos ataques. A jogadora do Flamengo foi a maior pontuadora nas três partidas do Brasil: Cuba (14), Argentina (15) e Porto Rico (18).

“Uma sensação boa de dever cumprido nessa primeira etapa. A gente sabia que seriam três jogos importantes para poder se classificar melhor e ter um dia sem jogo. É um momento importante para descansar e se preparar melhor para a sequência do campeonato”.

Já a central Larissa avaliou a oportunidade que o Brasil tem para se preparar melhor antes das semifinais, visto que terá um compromisso a menos que o adversário. “É um jogo a menos que a gente precisa jogar, então poupa um pouco o corpo também. As semis eram nosso primeiro objetivo, e agora a gente vai trabalhar para conquistar o próximo”.

Quem o Brasil pode enfrentar?

Líder do Grupo A, com 15 pontos, o Brasil se classificou para a semifinal sem precisar disputar as quartas. O mesmo ocorreu com a República Dominicana, no topo do Grupo B. Os países, portanto, só podem se enfrentar na briga pelo ouro.

Nas quartas de final do Pan, o México (2ºB) atropelou Porto Rico (3ºA) por 3 sets a 0, parciais de 25-17, 25-17 e 25-14. No outro duelo, Argentina (2ºA) e Chile (3ºB) medem forças às 13h30 (de Brasília).

Lanternas das chaves na etapa classificatória, Cuba e Colômbia foram eliminadas da disputa por medalha.

Compartilhe