Entre 27 de julho e 11 de agosto do próximo ano, no Expo Porte de Versailles, 24 seleções – 12 em cada naipe – disputarão o ouro do vôlei na Olimpíada de Paris. O formato da competição já está definido.
Seleções classificadas à Olimpíada de Paris
Até o momento, 14 seleções, nos naipes feminino e masculino, estão classificadas para a Olimpíada. Restam, portanto, 10 vagas.
No feminino, além da França, país-sede, República Dominicana, Sérvia, Turquia, Brasil, Estados Unidos e Polônia já carimbaram os passaportes para o maior evento esportivo do mundo.
Enquanto isso, no masculino, Alemanha, Brasil, Estados Unidos, Japão, Polônia e Canadá se garantiram no torneio. A França também entrou pelo fato de ser o país-sede.
Vagas restantes
O ranking mundial da Federação Internacional de Vôlei (FIVB) definirá os 10 espaços restantes, a partir da seguinte ordem de prioridade:
- Países mais bem colocados de continentes que ainda não têm participantes qualificados – Ásia, África e Oceania no feminino e África no masculino.
- Países mais bem colocados do ranking (geral) que ainda não conseguiram vaga pelo Pré-Olímpico
Serão consideradas as seleções mais bem colocadas no ranking ao fim da Liga das Nações (VNL), em junho de 2024. Assim, a classificação poderá sofrer grandes mudanças após VNL.
Atualmente, no feminino, China (6º) e Tailândia (13º) são os países mais bem colocados da Ásia. Quênia (21º) e Camarões (25º), os da África. Os países da Oceania participam das competições de vôlei na Ásia. A Austrália é a melhor colocada do continente, em 63º lugar.
Já no masculino, Egito (18º) e Tunísia (25º) são as seleções mais bem posicionados da África.
Formato do vôlei na Olimpíada de Paris
Em ambos os naipes, o formato da competição funciona da mesma forma.
Na fase preliminar, os 12 times serão divididos em três grupos de quatro. Os oito melhores avançam ao mata-mata. O sorteio para definir a disposição das agremiações será feito após a VNL 2024. A França, como país-sede, é a cabeça de chave do Grupo A.
Na primeira etapa, os critérios de desempate são: número de vitórias, pontos, set ratio (quantidade de sets vencidos divido pela quantidade de sets perdidos), points ratio (divisão dos pontos marcados pelos pontos sofridos) e confronto direto.
A partir das quartas de final, os confrontos serão determinados pelo chaveamento olímpico. Ou seja, o primeiro colocado enfrenta o oitavo, o segundo encara o sétimo, o terceiro encontra o sexto e o quarto mede forças com o quinto.