“Ponto de referência”. É assim que Nicola Negro, técnico multicampeão pelo Minas, define Zé Roberto Guimarães, lenda do vôlei brasileiro. Em entrevista exclusiva ao No Ataque, o italiano rasgou elogios ao treinador da Seleção Feminina, dono de cinco medalhas olímpicas, e relembrou quando, na casa dos 25 anos, acompanhou treino do Brasil na Itália.
“Zé Roberto, para mim não é só um treinador, mas é o meu ponto de referência, sempre foi”
Nicola Negro, técnico do Minas
“Lembro que em 2004 ou 2005, acompanhei o treino da Seleção Brasileira na Itália. Depois, tive a chance de conhecê-lo muito de perto e poder conversar muito com ele, tenho grande respeito por isso”, disse Nicola, que considera Zé seu maior exemplo no vôlei.
Nicola sonha em treinar a Seleção?
Perguntado se tem o sonho de treinar a Seleção Brasileira, Nicola desconversou: “Não é o momento de falar disso, porque Zé ainda tem muito a dar à Seleção Brasileira”. Depois, no entanto, o italiano, que hoje treina o México, revelou suas aspirações em treinar uma equipe nacional que seja potencia mundial.
“Tenho o desejo de treinar uma seleção importante. Isso, que seja Brasil ou não, eu espero na minha carreira de poder ter essa chance, que é uma chance que poucos treinadores têm. nesse momento eu treino uma seleção que é seguramente de segundo, se não de terceiro nível, que é o México. É uma experiência muito importante para mim”
Nicola Negro, em entrevista exclusiva ao No Ataque
O técnico do Minas relembrou o período de quatro anos – de 2007 a 2010 – em que foi auxiliar técnico da Seleção da Turquia, ainda no início da carreira.
“Tive a chance de trabalhar por 4 anos com a seleção de Turquia, que não era a Turquia de hoje, era uma Turquia menos competitiva, já fazem quase 20 anos. Profissionalmente tenho esse desejo (de treinar uma grande seleção) e espero um dia que chegue uma possibilidade, não sei se será no Brasil ou em um outro lugar, mas é claro que profissionalmente háessa esperança”, finalizou o italiano.
Zé Roberto Guimarães
Técnico da Seleção Brasileira Feminina de Vôlei desde 2003, Zé Roberto conquistou duas medalhas olímpicas de ouro com a equipe, nos Jogos de Pequim 2008 e Londres 2012. Além disso, foi prata em Tóquio 2020 (disputada em 2021) e bronze em Paris 2024.
Zé é o único brasileiro tricampeão olímpico no vôlei. Isso porque ele também comandou a Seleção masculina no título de Barcelona 1992.
A passagem de Nicola Negro pelo Minas
Nicola Negro assumiu o cargo de técnico do Minas em maio de 2019. Ele foi anunciado para substituir o compatriota Stefano Lavari, que deixou o comando do time da Rua da Bahia logo após a conquista da Superliga de 2018/2019, e vai deixar a equipe após a temporada 2024/2025.
Em quase seis anos no clube belo-horizontino, Nicola construiu trajetória de enorme sucesso, com 25 finais alcançadas e 13 títulos conquistados – é o maior campeão da história do clube.
A lista, que já é grande, pode ficar ainda maior: o time ainda briga pelo título da Superliga, competição que está nas quartas de final.