A Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) anunciou nesta quinta-feira (17/4) as comissões técnicas da Seleção masculina e feminina de vôlei do Brasil para a temporada 2025.
A equipe masculina continuará sob o comando do técnico Bernardinho. Ele será auxiliado por Rubinho e Marcelo Fronckowiak. Bernardinho foi técnico da Seleção masculina em cinco olimpíadas e conquistou duas medalhas de ouro (Atenas 2004 e Rio 2016) e duas pratas (Pequim 2008 e Londres 2012).
No time feminino, José Roberto Guimarães permance como treinador, auxiliado por Paulo Cocco e Wagão, que também é técnico da Seleção Sub-21.
Sob o comando de Zé Roberto, a Seleção Feminina do Brasil conquistou dois ouros olímpicos, em 2008 e 2012, foi prata em 2021 e bronze em 2024.
De acordo com Radamés Lattari, presidente da CBV, a permanência dos treinadores não impacta somente o ciclo de Los Angeles 2028: “Integração é a palavra-chave, já que Bernardinho e José Roberto Guimarães, técnicos das equipes adultas, continuam como coordenadores técnicos do voleibol de quadra masculino e feminino, respectivamente. Estamos no primeiro ano do ciclo olímpico de Los Angeles, mas o trabalho já visa também os ciclos de 2032 e 2036”.
Em 2025, as Seleções disputarão a Liga das Nações, entre junho e agosto, e também o Mundial, entre agosto e setembro.
Categorias de base
Nas categorias de base, a CBV incluiu as equipes Sub-23 e Sub-26. Para Jorge Bichara, diretor técnico da CBV, o trabalho terá ênfase no aprimoramento de fundamentos específicos e das habilidades motoras.
“Neste primeiro ano do ciclo olímpico, haverá uma observação diferenciada para atletas entre 18 e 25 anos, com as seleções Sub-23 e Sub-26. A CBV ainda ampliará o acompanhamento de atletas nos campeonatos nacionais e em torneios regionais e profissionais especialistas em fundamentos participarão da preparação em Saquarema”.
Na temporada de 2025, a Seleção Sub-23 feminina terá no comando o treinador Marcos Miranda, atual dirigente do Dentil/Praia Clube. Ele também atuou como assistente técnico da Seleção masculina campeã olímpica em Barcelona 1992.
A Seleção Sub-26, por sua vez, será liderada por Aldori Junior, de 38 anos. O ex-jogador também é técnico do Unilife Maringá na Superliga Feminina.
No masculino Sub-23, Nery Tambeiro, técnico do Vedacit Vôlei Guarulhos, será o treinador e Fabiano Magoo, comandará a equipe universitária (Sub-26).
Comissões técnicas de vôlei do Brasil para 2025
- Seleção feminina – José Roberto Guimarães, Paulo Cocco e Wagão
- Seleção masculina – Bernardinho, Rubinho e Marcelo Fronckowiak
- Sub-26 feminina (Universitária) – Aldory Jr.
- Sub-26 masculina (Universitária) – Fabiano Magoo
- Sub-23 feminina – Marcos Miranda e Leandro Pereira
- Sub-23 masculina – Nery Tambeiro e Fabiano Magoo
- Sub-21 feminina – Wagão, Rodolfo Ferreira e Mirtes Benko
- Sub-21 masculina – Anderson Rodrigues, Rodolfo Lino e Gabriel da Cunha
- Sub-19 feminina – Maurício Thomas, Vinícius Gamino e Helga Sasso
- Sub-19 masculina – Luis Carlos Kadilac, Marcel Kodama e Marcelo Sá
- Sub-16 feminina – Marcelo Freitas, Aguinaldo Santos, Francileide da Costa e Inácio Jr.
- Sub-16 masculina – Marcelo Zeni, Marcos Toloni, Patrícia Apolinário e Leandro de Carvalho