A Seleção Brasileira Feminina Sub-19 estreia nesta quarta-feira (2/7) no Campeonato Mundial da categoria. O time comandado pelo técnico Maurício Thomas enfrenta a República Dominicana, às 16h15 (de Brasília), na primeira rodada do Grupo B, em Vrnajcka Banja, na Sérvia.
Entre as jogadoras da Seleção está a central Giovana Guimarães, atleta do Minas Tênis Clube, e a líbero Vitória Belfort – filha do ex-lutador de MMA Vitor Belfort e Joana Prado.
Antes de estrear no Mundial, a Seleção esteve em Metz, na região francesa de Moselle, onde treinou e disputou quatro jogos preparatórias contra as seleções de Alemanha e China.
“Nossa equipe é formada por atletas muito jovens, e muito altas, com potencial de futuro enorme, mas que ainda precisa de mais experiência, mais rodagem. Por isso priorizamos uma mescla da seleção que conquistou o título sul-americano da categoria no ano passado, com atletas que disputaram o Mundial Sub-17 em 2024”, avaliou o técnico Maurício Thomas.
Mundial Sub-19 de vôlei
O Campeonato Mundial Sub-19 conta com 24 equipes divididas em quatro grupos. Na primeira fase, todas as seleções jogam entre si dentro dos grupos e as quatro melhores avançam para a fase eliminatória.
O Brasil está no Grupo B com a República Dominicana, Porto Rico, Argentina, Taipé Chinês e Sérvia.
“Nosso grupo no Mundial é duro, e o nosso cruzamento na próxima fase é com o grupo D que tem a China, o Japão e a Itália. Sabemos da importância de se preparar bem, aproveitar todas as oportunidades para conseguirmos dar o melhor na competição” destacou o treinador brasileiro.
Brasil tem 10 medalhas do Mundial Sub-19: três de ouro, quatro de prata e três de bronze.
A Seleção Brasileira Sub-19
- Opostas: Luize Tavares e Vallentina Rohsig
- Levantadoras: Luanna Markus e Maria Eduarda de Lima
- Ponteiras: Giovanna Micaelli, Laura Maccarone, Marina Maccarone e Mikaela Hestmann
- Centrais: Giovana Guimarães, Lara Gabrielle e Nayla Ferreira
- Líbero: Vitória Belfort
Jogos do Brasil no Mundial Sub-19
Primeira fase
- 2/7 (quarta-feira) – Brasil x República Dominicana – 16h15 (de Brasília)
- 3/7 (quinta-feira) – Brasil x Porto Rico – 16h15 (de Brasília)
- 4/7 (sexta-feira) – Brasil x Argentina – 16h15 (de Brasília)
- 6/7 (domingo) – Brasil x China Taipé – 16h15 (de Brasília)
- 7/7 (segunda-feira) – Brasil x Sérvia – 13h15 (de Brasília)