Minas e Praia agitaram os fãs de voleibol com um grande jogo neste domingo (14/1), na Arena UniBH, em Belo Horizonte, pela 11ª rodada da Superliga Feminina – a última do turno. O time da casa chegou a abrir 2 a 0, mas as atuais campeãs do torneio nacional reagiram de forma incrível e venceram de virada por 3 sets a 2, parciais de 17/25, 18/25, 25/22, 39/37 e 15/9.
Com o resultado em BH, o Praia chegou a 22 pontos, na quarta posição, enquanto o Minas permaneceu em segundo, com 25. O Flamengo, líder do campeonato, soma 30 pontos.
No “tira-teima” entre os treinadores, Paulo Coco, do Praia Clube, obteve a 16ª vitória em 31 confrontos com o italiano Nicola Negro, do Minas.
O jogo
Nos dois primeiros sets, o Minas foi soberano e fechou em 25/17 e 25/18. Na terceira etapa, o Praia se recolocou na partida ao fazer 25/22.
A equipe de Belo Horizonte parecia encaminhar a vitória no quarto set, mas o clube de Uberlândia reagiu em meio à desvantagem de 22 a 19 e levou a disputa para além dos 25 pontos.
Com rallies emocionantes e alternância em saques e ataques, as equipes alongaram a disputa. Até que o Praia encaixou um bloqueio com Lorena e decretou o placar de 39/37.
No tie-break, o Praia contou com a força da russa Sofya Kuznetsova para abrir quatro pontos sobre o Minas: 10 a 6. A partir dali, a agremiação do Triângulo Mineiro administrou o resultado até chegar a 15/9.
Destaques
Sofya Kuznetsova recebeu o Troféu VivaVôlei de melhor jogadora da partida. A russa do Praia terminou a partida com incríveis 32 pontos.
No Minas, a oposta Kisy cravou 23 bolas na quadra adversária, porém falhou em lances que poderiam mudar a história do duelo. Também se destacaram Thaisa, com 19, e Pri Daroit, com 16 acertos.
Repercussão
“Essa vitória foi importante demais, a primeira de 2024, porque vínhamos de duas derrotas. Importante também para colar no topo da Superliga e como equipe. Acho que esse espírito de equipe é uma coisa que tem nos acompanhado muito. Hoje, foi mais uma prova disso. Só nós sabemos o quanto estamos lutando e o quanto é gostoso ganhar”.
Naiane, levantadora do Praia
Escalações
Minas: Jenna Gray, Kisy, Thaisa, Julia Kuidess, Pri Daroit, Yonkaira Peña e Nyeme (líbero). Entraram: Fran, Annie Mitchem e Luiza Vicente. Técnico: Nicola Negro
Praia Clube: Naiane, Tainara, Adenízia, Lorena, Kuznetsova, Kasiely e Suelen (líbero). Entraram Natinha, Claudinha, Monique, Pri Souza, Rabadzhieva e Milka . Técnico: Paulo Coco
Próximos jogos
O próximo jogo do Praia na Superliga Feminina de Vôlei será contra o São Caetano, às 21h de quarta-feira (17/1), no Ginásio Milton Feijão, em São Caetano do Sul-SP.
O Minas também atuará fora de casa, diante do Bluvolei, às 21h de sexta (19/1), no Ginásio Galegão, em Blumenau-SC.
Posteriormente, as equipes vão participar da Copa Brasil Feminina de Vôlei, cuja primeira fase ocorrerá nos dias 22 e 23 de janeiro (clique aqui e saiba mais detalhes).
Classificação da Superliga Feminina
- Sesc Flamengo – 30 pontos
- Gerdau Minas – 25 pontos
- Osasco São Cristóvão Saúde – 24 pontos
- Dentil Praia Clube – 22 pontos
- Sesi Vôlei Bauru – 22 pontos
- Fluminense – 19 pontos
- Unilife Vôlei Maringá – 18 pontos
- Barueri Volleyball Club – 17 pontos
- EC Pinheiros – 10 pontos
- Brasília Vôlei – 6 pontos
- Bluvolei/Furb/SME – 5 pontos
- AA São Caetano – 0 ponto