VÔLEI

Vôlei: clube tradicional de Minas fica perto de acesso à Superliga Feminina

Equipe tradicional de Minas Gerais que já revelou talentos do vôlei disputa semifinal da Superliga B nesta segunda-feira (25/3)
Foto do autor
Compartilhe

O vôlei feminino mineiro está muito próximo de ter uma terceira equipe na Superliga Nacional A. O Mackenzie disputa, a partir de segunda-feira (25/3), uma das semifinais da Superliga B na série melhor de três jogos, contra o Curitiba, na capital do Paraná. O jogo de volta e o extra, se necessário, acontecerão nos dias 28 e 2 de abril. A outra semifinal será entre Recife e Brusque-SC, que fazem a primeira partida em Santa Catarina.

Um dos grandes reveladores de jogadoras nessa modalidade – casos das quatro medalhistas olímpicas Érika, Sheilla, Gabi e Carol -, o Mackenzie sonha com o retorno à elite do vôlei. O clube não disputa a competição principal desde 2012, quando terminou na sétima colocação, não sem antes incomodar o vice-campeão Rio de Janeiro, comandado por Bernardinho.

O Mackenzie deu um susto no time carioca ao vencer o primeiro jogo das quartas de final, por 3 a 2, em Belo Horizonte. O time mineiro perdeu o jogo de volta, no Rio, por 3 a 1, e o confronto extra, também na capital fluminense, por 3 a 0.

Mackenzie na Superliga Feminina

  • 9º colocado em 2007/2008
  • 6º colocado em 2008/2009
  • 11º colocado em 2009/2010
  • 9º colocado em 2010/2011
  • 7º colocado em 2011/2012

Na atual Superliga B, uma campanha espetacular. Terminou a fase de classificação em primeiro, com 30 pontos. Foram 10 vitórias e uma derrota. Aliás, isso aconteceu na última rodada, diante do Brusque, por 3 a 0, na casa do adversário. O time mineiro já entrou em quadra classificado para as semifinais e com o primeiro lugar assegurado.

Das 10 vitórias, oito foram por 3 a 0, jogando em casa e fora, e duas por 3 a 1. Na campanha, ganhou 30 sets em 33 possíveis.

Destaque

O técnico do Mackenzie é o mineiro Matheus Lara. E muito dessa campanha é creditada à experiente Sassá, de 41 anos, campeã olímpica em Pequim.

Depois de um período jogando como líbero, Sassá voltou a atuar em sua posição de origem, como ponteira. Ela é vista por todas as companheiras de equipe como o ponto de equilíbrio do time.

Se vencer a série semifinal contra o Curitiba, o Mackenzie, além de garantir vaga na final, estará com o acesso definido à Superliga.

Fundado em 1943, o Mackenzie tem como título mais importante de sua história a conquista do Troféu Guarany, em 1963. O torneio correspondia ao Campeonato Brasileiro da época.

Desde então, tornou-se um clube respeitado nacionalmente. E vieram outros grandes resultados, como o vice-campeonato brasileiro, em 1978, e o terceiro lugar na mesma competição, em 1976.

Compartilhe