Minas e Praia Clube têm dominado o cenário nacional do vôlei. Pela quinta temporada consecutiva, as equipes disputaram a final da Superliga Feminina. Desta vez, melhor para o Minas, que triunfou por 3 sets a 1 neste domingo (21/4), no Geraldão, em Recife, e faturou o sexto troféu. Mesmo com a presença recorrente no topo do pódio, Minas Gerais não é o estado com mais títulos pelo torneio.
Por muitos anos, especificamente 12, o atual Flamengo terminou a Superliga com o ouro. Os troféus conquistados pelo clube colocam o Rio de Janeiro como o estado com mais títulos da competição. O antigo time do Flamengo, a AA Supergasbrás, o Fluminense, o ADC Brasdesco Atlântica e o Lufkin também contribuíram para o status.
Na sequência, está o estado de São Paulo. Osasco, Leites Jundiaí/Sorocaba, Sadia, São Caetano, Paulistano, SER Ribeirão Preto e Unibam já alcançaram o título da Superliga.
Finalmente, em terceiro, está Minas Gerais, representado por Minas e Praia. O clube da capital conquistou o torneio em X oportunidades, enquanto a equipe de Uberlândia venceu a Superliga X vezes.
O Paraná aparece em quarto. Paraná VC, que depois se tornou Rio de Janeiro, atual Flamengo, triunfou em duas temporadas.
Em quinto, para fechar o ranking, está Alagoas. Isso porque em 1976 o CRB se sagrou vice-campeão.
- Hexacampeão! Minas bate Praia Clube e conquista Superliga Feminina de Vôlei;
- Minas conquista terceiro título na temporada do vôlei feminino;
- Deu Minas! Veja ranking atualizado de maiores campeões da Superliga Feminina de Vôlei
Estados com mais títulos da Superliga Feminina
- Rio de Janeiro – 20 ouros, 12 vice-campeonatos e três terceiros lugares
- São Paulo – 15 ouros, 19 vice-campeonatos e 16 terceiros lugares
- Minas Gerais – oito ouros, 12 vice-campeonatos e oito terceiros lugares
- Paraná – dois ouros, um vice-campeonato e três terceiros lugares
- Alagoas – um vice-campeonato