Para a temporada 2024/25, o Minas conta com reforço de peso: a holandesa Celeste Plak. Experienciando o vôlei brasileiro pela primeira vez, a ponteira de 28 anos se surpreendeu com o nível do setor defensivo.
Plak já estreou com a camisa minas-tenista. Em pouco tempo de clube, acumula duas conquistas: Campeonato Mineiro e Supercopa. Em ambas as ocasiões, derrotou o Praia Clube.
As partidas que disputou foram suficientes para chegar a uma conclusão. Ao No Ataque, a ponteira detalhou as primeiras impressões. “Eu estou surpresa com o nível de defesa porque aqui as pessoas defendem muito bem. Isso é muito divertido, significa que terão muitos ralis”, iniciou.
Cansada após duas horas de treinamento intenso, Plak, que manda bem no português, não encontrou as palavras que procurava: “Desculpe, minha cabeça…”. O repórter, então, sugeriu que continuassem a entrevista em inglês. “Ah, obrigada”, respondeu rindo a ponteira.
Em seguida, deu continuidade ao raciocínio: “Estou surpresa com o nível de defesa. Com essas defesas, você consegue ter ralis, e com ralis o jogo fica mais atrativo e agradável para assistir. Isso é algo que eu realmente gosto. É isso. E a energia, como as pessoas estão em quadra, como estão jogando, como brigam por tudo. É realmente impressionante”.
Próximo jogo de Plak pelo Minas
Plak volta a quadra neste sábado (26/10), quando o Minas visita o Mackenzie no Mackenzie Esporte Clube, em Belo Horizonte, a partir das 18h, pela segunda rodada da Superliga Feminina de Vôlei.
Na estreia pelo torneio nacional, as minas-tenistas não tomaram conhecimento do Brusque e triunfaram, tranquilamente, por 3 sets a 0. O Mackenzie tropeçou diante do Praia Clube, pelo mesmo placar, na primeira rodada da Superliga.
O retrospecto recente do Minas em jogos com o Mackenzie é favorável – são duas vitórias da equipe de Plak, ambas pelo Campeonato Mineiro 2024.