Uma atuação marcada pela resistência do único invicto na Superliga Feminina de Vôlei. Na noite desta terça-feira (19/11), o Praia Clube sofreu, mas virou sobre o Flamengo e venceu por 3 sets a 2 (24/26, 12/25, 25/22, 25/22 e 18/16), no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, em jogo da quinta rodada da temporada 2024/25 do torneio nacional.
Após uma atuação terrível no segundo set, o Praia deu indícios que perderia pela primeira vez na Superliga. Mas o time se recuperou, protagonizou virada incrível e chegou à sétima vitória em sete rodadas: são 20 pontos conquistados e liderança isolada para o Praia. Já o Flamengo somou um ponto por vencer dois sets e assumiu a vice-liderança, com 16 pontos em oito jogos – um ponto e duas partidas a mais que o Osasco, terceiro colocado.
O próximo jogo do Praia Clube será novamente contra um clube carioca. No sábado (23/11), às 19h, a equipe recebe o Fluminense no Centro de Treinamento da Prefeitura de Uberlândia (o antigo Uberlândia Tênis Clube), em jogo da sexta rodada da Superliga. No dia anterior, sexta-feira (22/11), às 21h30, o Flamengo receberá o Bauru no Ginásio Tijuca Tênis Clube.
O jogo
Dono da casa, o Flamengo foi escalado por Bernardinho com Lorena, Juju, Helena, Michelle Pavão, Edinara, Brie O’Reilly e Laís. Já o Praia Clube de Marcos Miranda entrou em quadra com Carol Gattaz, Adenizia, Monique Pavão, Payton Caffrey, Maiara Basso, Macris e Natinha.
O início do jogo foi bem equilibrado, com o Flamengo dominando, mas sem disparar na liderança. Uma margem mais consolidada só foi construída pelas donas da casa no meio do set – 16 a 10 – e sustentada até 21 a 14. Depois disso, o Praia se recuperou e fez sete dos oito pontos seguintes, se aproximando no placar, que chegou a marcar 24 a 24. Porém, o time carioca se impôs e fechou a parcial: 26 a 24.
Já o segundo set não teve competitividade. O Flamengo teve uma sequência de seis pontos seguidos que levou o placar de 6 a 4 até 12 a 4, definindo a parcial, que contou com uma atuação bem abaixo das jogadoras do Praia Clube. A vantagem foi administrada e até ampliada até o fim do set, que as donas da casa venceram: 25 a 12.
Para sobreviver na partida, o Praia mudou o comportamento, teve uma atuação melhor na terceira parcial e liderou após uma boa sequência de quatro pontos seguidos, que deixou o placar em 12 a 9. O Flamengo só foi retomar o domínio em 19 a 18, mas o time de Uberlândia se esforçou muito para seguir no jogo e diminuiu a vantagem do rival para 2 a 1: 25 a 22.
O equílibrio se tornou ainda maior no quarto set, tanto que os dois clubes tiveram, em diversos momentos, a vantagem máxima da parcial: apenas três bolas. A alternância na liderança do placar foi até o fim, já que o Flamengo liderava por 19 a 16 quando o Praia fez cinco pontos seguidos e virou para 21 a 19. A recuperação, comandada por Nia Reed, coroou o empate do time de Uberlândia: 25 a 22.
As trocas na liderança seguiram no tie-break. Os dois times tiveram momentos dominantes na última parcial e um longo rally marcou o 11º ponto do Praia, marcado por Payton Caffrey, que tirou o empate do placar. E esse ponto deu energia ao time de Uberlândia, que protagonizou uma virada incrível para coroar o aproveitamento perfeito: 18 a 16.