O Cruzeiro venceu o clássico mineiro no tie-break e abriu vantagem em relação ao próprio Minas na liderança da Superliga Masculina de Vôlei. Na noite desta quarta-feira (15/1), na lotada Arena UniBH, em Belo Horizonte, a equipe celeste bateu o rival mandante por 3 sets a 2 (26/24, 23/25, 18/25, 25/16 e 15/12), em jogo da 13ª rodada da liga nacional.
Com o resultado, o Cruzeiro ampliou a boa vantagem na liderança. O time celeste obteve a 12ª vitória em 13 jogos e alcançou a marca de 34 pontos. Já o Minas, que segue na segunda colocação, somou um tento e chegou aos 30, três a mais que o Campinas, terceiro colocado, e cinco a mais que o Praia Clube, dono do quarto lugar.
O próximo jogo do Minas será na sexta-feira da próxima semana (24/1). Às 18h, a equipe visita o Joinville, no Centreventos Cau Hansen. No mesmo dia e também pela terceira rodada do returno da Superliga, o Cruzeiro volta à quadra às 21h, no Riachão, em Contagem, diante do São José.
O jogo
O técnico Guilherme Novaes, que não contou com o lesionado Paulo – teve uma torção no tornozelo e está no departamento médico -, mandou o Minas para a quadra com Isac, Kelvi, Arthur Bento, Wilian, Samuel, Javad e Maique. Já Filipe Ferraz escalou o Cruzeiro com Lucão, Otávio, Douglas, Rodriguinho, Wallace, Matheus Brasília e Alê.
O primeiro set ficou marcado por lances que fizeram a totalmente lotada Arena UniBH – 3.600 pessoas – mostrar que pulsaria durante toda a partida. O ace de Walace e um bonito ponto de Samuel, após longo rally, levantaram, logo no início, os torcedores. Durante a parcial, o Cruzeiro conseguiu abrir uma vantagem e chegou à margem de seis bolas na reta final – 23 a 18. Depois disso, Isac marcou duas vezes de ace e ajudou o Minas a igualar – 24 a 24 -, porém o time celeste fechou com Wallace: 26 a 24.
Já a segunda parcial ficou marcada pelo equilíbrio, tanto que os rivais trocaram de posse em diversos momentos. As equipes estavam tão parelhas que o placar marcou 23 a 23, mas o Minas, que tinha acabado de empatar o jogo, marcou mais dois pontos decisivos na sequência e definiu o set. Em dois erros do Cruzeiro, os donos da casa igualaram o placar do jogo: 25 a 23.
Por outro lado, o terceiro set teve um roteiro completamente diferente: total domínio minas-tenista, que começou com uma série de sete dos nove pontos possíveis entre 6 a 5 para o Cruzeiro e 12 a 8 para o Minas. E esse 12º ponto chamou a atenção por ser justamente do destaque da parcial. Após uma bela recuperação da defesa, Willian atacou e cravou uma das sete bolas no set. O ponteiro foi decisivo para a equipe da rua da Bahia assumir a ponta no placar: 25 a 18.
Curiosamente, o Cruzeiro devolveu praticamente na mesma moeda no set seguinte. O Minas só liderou o jogo até o quarto ponto, e o último empate foi em 9 a 9. Logo na sequência, a equipe celeste fez nove dos 11 pontos seguintes e abriu a vantagem necessária para nem sequer correr riscos na parcial. A margem fez o time fechar de forma tranquila: 25 a 16.
Por fim, o tie-break contou com um grande protagonista. Desde o primeiro ponto, o Cruzeiro liderou e comandou a parcial decisiva, apesar de bons momentos do Minas, que não deixou o time celeste abrir grandes margens no início. Desta forma, a equipe celeste administrou até fechar a parcial: 15 a 12.